CIDADE

No primeiro dia, fiscalização Natalina apreende mais de 40 quilos de produtos

Foram apreendidos quase 40kg de alimentos impróprios

Publicado em 10/12/2018 às 22:17Atualizado em 17/12/2022 às 16:19
Compartilhar

Blitz Natalina, realizada pelos fiscais da Vigilância Sanitária e do Procon de Uberaba, resultou na apreensão de quase 40kg de alimentos impróprios para o consumo no primeiro dia. A operação aconteceu em vários locais ao mesmo tempo e entre os produtos apreendidos estavam linguiças fabricadas em locais sem autorização da Vigilância Sanitária, 85 potinhos de frutas cristalizadas, entre outros produtos acondicionados de forma inadequada. 

Segundo o chefe de Departamento de Vigilância Sanitária,  Marcos Ribeiro, a proposta é fiscalizar mercearias, supermercados e outros estabelecimentos que comercializem produtos como castanhas, frutas cristalizadas, peixes, panetones e outros produtos típicos da época de festas de fim de ano. "As equipes vistoriaram os estabelecimentos que foram autuados e tiveram os produtos apreendidos e descartados imediatamente", disse Ribeiro. Sobre as autuações aplicadas, os comerciantes terão que pagar entre uma e 300 UFMs, de acordo com a quantidade e o estado do produto apreendido.

Em relação à atuação do Procon, a chefe de fiscalização, Thatiana Carvalho, explica que as equipes checam informações como validade, precificação dos produtos, formas de pagamento e observação de cobranças abusivas. "Pedimos aos consumidores que reparem nessas informações, principalmente como está o aspecto do alimento, que pode ter sido acondicionado em local impróprio. Essas irregularidades devem ser denunciadas pelo consumidor quando observadas", reforça Thatiana. 

Orientação. Tanto o Procon quanto a Vigilância Sanitária emitiram nota aos consumidores para se atentarem quanto à data de validade, procedência do produto (como está sendo armazenado), se o estabelecimento possui o alvará sanitário e se no produto consta o selo de fiscalização – que garante que foi fiscalizado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por