CIDADE

Equipe da PMU realiza manutenção da represa do Parque das Acácias

Piscinão conta com mecanismo para evitando enchentes, mas problema nas comportas estava impedindo a operação

Publicado em 10/12/2018 às 22:08Atualizado em 17/12/2022 às 16:19
Compartilhar

Jairo Chagas

Represa do Parque das Acácias cheia, quando o pedreiro morreu afogado, mas hoje está sendo drenada para o serviço de manutenção 

Equipe multiprofissional da Prefeitura de Uberaba, composta por servidores da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb), Defesa Civil e Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), realizou ontem trabalhos de manutenção nas comportas da represa do Parque das Acácias, o piscinão, e que continuam hoje. Para a efetivação do serviço, boa parte do reservatório R1 será drenada devido às comportas serem submersas. 

Paulo César Franco, biólogo da Semam, explica que essas comportas são importantes para reter o volume de água que chega ao centro da cidade em épocas de chuva, para que o sistema de drenagem consiga absorver a água da avenida Leopoldino de Oliveira, entre outras, por exemplo. “Sempre que há previsão de chuva forte, essas comportas são fechadas, no entanto, quando fomos realizar o fechamento no domingo (9), identificamos um problema, que será resolvido o mais rápido possível, antes da próxima chuva”, ressalta o biólogo.

Após a drenagem do reservatório, a Sesurb efetuará a manutenção das comportas. Ainda segundo o biólogo, será mantida uma lâmina mínima de água do reservatório para garantir a sobrevivência dos peixes durante os trabalhos. 

Afogamento. No dia 13 de novembro deste ano, o pedreiro Esley Junio Ferreira, de 36 anos, morreu afogado nas águas do piscinão (Parque das Acácias). O seu corpo foi encontrado um dia depois por equipe do Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Pemad), do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com ajuda de cães da corporação. Segundo uma testemunha que estava com Esley, ele resolveu entrar na água para retirar a linha que presa, possivelmente em um galho, mas os dois colegas lhe pediram para não entrar na água, pois seria perigoso, o que não foi atendido.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por