JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de janeiro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Cemig alerta para cuidados na preparação de enfeites natalinos

É essencial não deixar a fiação exposta e seguir corretamente as instruções, conforme orientação do catálogo do fabricante

10/12/2018 - 07:28:12. - Por Geórgia Santos

Reprodução


É essencial não deixar a fiação exposta e seguir corretamente as instruções, conforme orientação do catálogo do fabricante

Com a proximidade do Natal grande parte das residências e prédios já está preparando a instalação dos enfeites luminosos. Porém, é preciso atenção, tanto para os enfeites colocados no interior das residências quanto àqueles que ficarão do lado de fora e que precisam ser feitos de material adequado para cada ambiente. Apesar de raros, acidentes ainda acontecem em decorrência da má instalação deste tipo de decoração.

De acordo com o agente comercial da Cemig, Ivan Magela Rodrigues, é preciso estar atento aos enfeites luminosos, pois além de risco de acidente também pode aumentar o gasto de energia, portanto é preciso observar alguns critérios. “Escolha lâmpadas de LED, pois consomem menos energia; opte por produtos que possuem o selo do Inmetro; instale em locais longe de janelas, que podem receber vento ou chuva; não deixe a fiação exposta, ao alcance das crianças; e siga corretamente as instruções, conforme orientação do catálogo do fabricante”, explica.

Se a pessoa pretende fazer a decoração na parte externa da residência, Ivan diz que é preciso comprar produtos adequados, com isolamento e vedação contra a umidade, apropriados para área externa. No entanto, ele destaca ainda ser muito importante que a iluminação seja instalada bem longe da rede elétrica, pelo menos dois metros.

Outra orientação repassada por Ivan é para que se evite a utilização de ‘T’ ou famosos benjamins. O ideal é que não sejam utilizados esses dispositivos, que podem ocasionar sobrecarga e até interferir no funcionamento dos aparelhos. Uma alternativa para substituir o ‘T’ são os filtros de linha, em que pessoa pode fazer a ligação de vários pontos, sem que haja sobrecarga, mas é preciso observar se possuem dispositivo de segurança.

No caso de instalações maiores, como em fachadas de prédios e sacadas, é recomendado chamar um eletricista. “Uma instalação mal dimensionada pode gerar aquecimento e, em situações extremas, pode causar incêndios. Esses materiais utilizados na decoração natalina, muitas vezes são altamente inflamáveis e o ideal é evitar o risco, prevenir. Com relação ao registro de acidentes nas residências, não temos conhecimento de fatos recentes, mas nas fachadas, sim, existem casos”, explica Ivan.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia