CIDADE

Cemig alerta para cuidados na preparação de enfeites natalinos

É essencial não deixar a fiação exposta e seguir corretamente as instruções, conforme orientação do catálogo do fabricante

Geórgia Santos
Publicado em 10/12/2018 às 06:28Atualizado em 17/12/2022 às 16:17
Compartilhar

Reprodução

É essencial não deixar a fiação exposta e seguir corretamente as instruções, conforme orientação do catálogo do fabricante

Com a proximidade do Natal grande parte das residências e prédios já está preparando a instalação dos enfeites luminosos. Porém, é preciso atenção, tanto para os enfeites colocados no interior das residências quanto àqueles que ficarão do lado de fora e que precisam ser feitos de material adequado para cada ambiente. Apesar de raros, acidentes ainda acontecem em decorrência da má instalação deste tipo de decoração.

De acordo com o agente comercial da Cemig, Ivan Magela Rodrigues, é preciso estar atento aos enfeites luminosos, pois além de risco de acidente também pode aumentar o gasto de energia, portanto é preciso observar alguns critérios. “Escolha lâmpadas de LED, pois consomem menos energia; opte por produtos que possuem o selo do Inmetro; instale em locais longe de janelas, que podem receber vento ou chuva; não deixe a fiação exposta, ao alcance das crianças; e siga corretamente as instruções, conforme orientação do catálogo do fabricante”, explica.

Se a pessoa pretende fazer a decoração na parte externa da residência, Ivan diz que é preciso comprar produtos adequados, com isolamento e vedação contra a umidade, apropriados para área externa. No entanto, ele destaca ainda ser muito importante que a iluminação seja instalada bem longe da rede elétrica, pelo menos dois metros.

Outra orientação repassada por Ivan é para que se evite a utilização de ‘T’ ou famosos benjamins. O ideal é que não sejam utilizados esses dispositivos, que podem ocasionar sobrecarga e até interferir no funcionamento dos aparelhos. Uma alternativa para substituir o ‘T’ são os filtros de linha, em que pessoa pode fazer a ligação de vários pontos, sem que haja sobrecarga, mas é preciso observar se possuem dispositivo de segurança.

No caso de instalações maiores, como em fachadas de prédios e sacadas, é recomendado chamar um eletricista. “Uma instalação mal dimensionada pode gerar aquecimento e, em situações extremas, pode causar incêndios. Esses materiais utilizados na decoração natalina, muitas vezes são altamente inflamáveis e o ideal é evitar o risco, prevenir. Com relação ao registro de acidentes nas residências, não temos conhecimento de fatos recentes, mas nas fachadas, sim, existem casos”, explica Ivan.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por