CIDADE

Parada Gay é cancelada por falta de recursos financeiros

Depois de 13 edições, este é o primeiro ano em que não se realiza o evento em Uberaba, que inicialmente havia sido adiado

Geórgia Santos
Publicado em 16/11/2018 às 22:19Atualizado em 17/12/2022 às 15:33
Compartilhar

Ruth Gobbo/FCU

No ano passado foi realizada a 13ª edição da Parada em Uberaba, mas organizadores garantem que no próximo ano haverá a 14ª

Parada LGBT de 2018 foi cancelada por questões financeiras. O evento, que inicialmente estava marcado para 30 de setembro, chegou a ser adiado, mas desta vez, conforme informações da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBT, foi cancelado. Desde que começou a ser realizada, este é o primeiro ano que a Parada LGBT de Uberaba não acontece. 

De acordo com o coordenador de Políticas Públicas LGBT, Valdir Santana, diante da gravidade do quadro econômico, com a falta de repasses do Estado aos municípios mineiros, a Parada LGBT 2018 foi cancelada como uma das medidas extremas de contenção de despesas. Valdir destaca que a FCU compreende a gravidade da situação econômica de Uberaba, e a decisão é ação de responsabilidade, diante do momento.

Além disso, lembra que a economia não reflete somente na Parada LGBT. Todas as secretarias na Prefeitura estão sendo cautelosas e reduzindo despesas, e com a Fundação Cultural não é diferente. Inclusive, outros projetos da Fundação, como o Domingo na Concha, também estão sofrendo interferência devido à questão financeira do município.

“A organização do evento já estava sendo realizada, alguns artistas se dispuseram a fazer apresentações de forma voluntária, mas existem outros gastos, como palco, som, trio elétrico, que demandam gastos. Não conseguimos parcerias para estrutura, tentamos, mas, como está difícil para todos, não tivemos sucesso. No primeiro momento não cancelamos, apenas adiamos, na expectativa de melhorias, mas, infelizmente, não foi possível e definimos pelo cancelamento”, explica o coordenador. 

Valdir lembra que, para o ano que vem, a Parada LGBT já está sendo planejada. “Iríamos celebrar, em 2019, 15 anos de evento, como este ano não teve, será a 14ª edição, mas a nossa programação especial continua. Além da Parada, estamos planejando a Semana do Orgulho LGBT, com palestras, feira, enfim, um projeto mais amplo”, revela Valdir.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por