CIDADE

Defesa Civil estadual lança Plano de Emergência Pluviométrica 2018/19

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) lança Plano de Emergência Pluviométrica 2018/2019

Geórgia Santos
Publicado em 14/11/2018 às 19:49Atualizado em 17/12/2022 às 15:28
Compartilhar

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) lança Plano de Emergência Pluviométrica 2018/2019. O plano esclarece, passo a passo, como os municípios devem agir para, junto com o Estado, garantir a integridade da população durante o período chuvoso. A Defesa Civil de Uberaba já recebeu o Plano e, inclusive, vai trabalhar numa vertente municipal.  

O documento contempla a elaboração dos planos de contingência. O cenário climatológico para os próximos meses e as ações de resposta a possíveis desastres. Os envios de alertas, a decretação de situação de anormalidade, a assistência humanitária e o funcionamento do plantão também são detalhados no plano. Além disso, traz o diagnóstico do período chuvoso nos anos anteriores, bem como informações sobre as ações destinadas à gestão do risco de desastres e gestão de desastres que são desenvolvidas em Minas.

“Recebemos esse documento e seguimos essa linha de trabalho no município, desenvolvido com outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros. Neste plano, as ações acontecem de forma preventiva em algumas áreas como, por exemplo, pontos de alagamento, enxurrada, deslizamentos, enfim locais em que orientamos os moradores destas regiões, e mantemos o sinal de alerta, com a meteorologia, em dias de chuva forte”, explica o coordenador da Defesa Civil de Uberaba, Evaldo Fachinelli dos Reis.

Com relação ao plano municipal, Evaldo explica que seguirá a mesma linha de trabalho do plano estadual, mas serão definidos os riscos específicos do município de Uberaba. A elaboração deste documento será feita junto com o Corpo de Bombeiros e as reuniões serão agendadas para os próximos dias. 

Para finalizar, Evaldo já faz alerta aos uberabenses que, conforme acompanhamento meteorológico, 2018 pode registrar mais chuvas do que no ano passado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por