CIDADE

Faixa da APP deve ser de 100m nas áreas rurais, sentencia TRF

MPF justificou que as APPs cumprem papel ecológico de proteção da fauna e flora somente podendo ser suprimidas em caso de utilização pública

Thassiana Macedo
Publicado em 13/11/2018 às 21:57Atualizado em 17/12/2022 às 15:29
Compartilhar

A 5ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região reformou sentença que havia condenado a Cosan Indústria e Comércio e outro réu a promoverem, junto ao Instituto Estadual de Florestas (IEF), a regularização da área onde foi realizada plantação de cana-de-açúcar e edificações a menos de 50 metros da área de preservação permanente (APP). A área está dentro da Fazenda Lago Azul, no município de Água Comprida (MG). 

Em Ação Civil Pública, o Ministério Público Federal pediu que a empresa fosse condenada a desocupar e recuperar área danificada pelo plantio de cana-de-açúcar e pela construção de casa de alvenaria em área de preservação permanente de lago artificial formado pelo represamento do rio Grande pela Usina de Volta Grande. O MPF justificou que as APPs cumprem papel ecológico de proteção da fauna e flora somente podendo ser suprimidas em caso de utilização pública, devidamente caracterizados. Como este não foi o caso, o órgão pediu que a empresa pagasse indenização pelos danos ambientais causados à área.

Em decisão, o juiz da 1ª Vara Cível, Élcio Arruda, determinou o prazo de seis meses para a regularização da área, sob pena de multa diária de R$500, bem como se abster de ocupar a APP irregularmente, sob pena de multa de R$10 mil. Além disso, definiu como área de preservação a faixa de 50 metros a partir do nível máximo de inundação do reservatório.

Na apelação, a Cosan alegou sua ilegitimidade passiva para a causa e a falta de interesse de agir do Ministério Público Federal (MPF), autor de Ação Civil Pública. A empresa defendeu também a aplicação, ao caso, do Novo Código Florestal. O outro réu sustentou ter havido cerceamento de defesa por ter sido analisado seu pedido de chamamento da Cemig ao processo, a fim de caracterizá-la como a verdadeira causadora do dano ambiental. Ele ainda refutou a tese de que teria construído edificações em APP. A União, por sua vez, pediu a fixação da faixa de preservação de 100 metros.

Ao analisar o caso, a relatora, desembargadora federal Daniele Maranhão, explicou que o pedido de condenação do MPF encontra-se prejudicado por força da Lei nº 12.651/2012, visto que se tratar da Usina Hidrelétrica Volta Grande, cujo Decreto de concessão foi editado em 1995. “Nesse caso, a área de preservação permanente (APP) será a distância entre o nível máximo operativo normal e a cota máxima”, disse. 

Neste sentido, em decisão unânime, a turma reformou a sentença e atendeu ao pedido da União para que fosse fixada a faixa de 100 metros a título de Área de Preservação Permanente (APP), em substituição aos 50 metros estabelecidos em primeira instância.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por