CIDADE

Semana de Saúde Bucal realiza mais de dois mil exames preventivos de câncer

Conforme os dados divulgados, foram mais de 2.100 exames realizados durante a semana

Geórgia Santos
Publicado em 13/11/2018 às 21:43Atualizado em 17/12/2022 às 15:29
Compartilhar

Sandro Neves

Márcia Nomelini, chefe do Departamento de Saúde Bucal da SMS, faz avaliação positiva da ação realizada este ano

Secretaria Municipal de Saúde divulgou balanço da II Semana de Saúde Bucal de Uberaba. Conforme os dados divulgados, foram mais de 2.100 exames realizados durante a semana, número superior ao registrado no ano passado. 

Ao todo, na II Semana de Saúde Bucal de Uberaba, realizada de 22 a 26 de outubro, 7.940 pessoas receberam orientação e 2.934 kits de higiene e 7.885 folders e materiais educativos foram entregues. A ação realizou 250 palestras e 2.187 exames clínicos. Contudo, vale destacar que os números são preliminares, visto que ações de prevenção continuam sendo feitas ao longo da campanha Novembro Azul, e o balanço final será divulgado em dezembro.

“Os resultados foram excelentes, tivemos êxito, conseguimos este ano abordar um número expressivo da população, superando o ano anterior. O que é ótimo, pois conseguimos repassar as nossas informações a várias pessoas a respeito dos cuidados com a saúde bucal, sobretudo o câncer de boca. Lembramos que é necessário fazer o autoexame mensal da boca, em busca de lesões. Além de ter uma boa alimentação, higiene adequada, evitar fumar e consumir bebida alcoólica, são medidas de prevenção ao câncer de boca”, explica a chefe do Departamento de Saúde Bucal da SMS, Márcia Nomelini.

Durante a semana a equipe do departamento, além de intensificar as ações nas unidades de saúde, também realizou ações educativas em alguns pontos de grande movimento, como na feira livre, na Uniube, nos Caps e em posto de combustíveis na rodovia, e foi um trabalho que trouxe bons resultados. Inclusive, algumas pessoas relataram ao Jornal da Manhã que deveriam ser atividades mais frequentes, pois muitos não sabem sobre os cuidados necessários que devem manter com a saúde bucal.

“As ações educativas de forma geral são realizadas todas as semanas nas unidades básicas de saúde e nas escolas. Durante o ano todo realizamos essas ações e otimizamos esse trabalho durante a Semana de Saúde Bucal. Mas, como são atividades que geram resultados, estamos ampliando e tentando agendar algo para ser realizado na feira livre do bairro Abadia”, revela a chefe do Departamento de Saúde Bucal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por