CIDADE

Fundação Cultural receberá exposição que valoriza a riqueza da Cultura Afro

A abertura também contará com declamações de poesias e apresentação de dança

Publicado em 13/11/2018 às 19:39Atualizado em 17/12/2022 às 15:25
Compartilhar

A Fundação Cultural de Uberaba recebe, nesta quarta-feira (14), às 16 horas, na Galeria de Artes Rachel Machado, o lançamento da exposição "Vanguarda da Resistência - A Cultura Negra através das gerações". A exposição conta com a participação de Alexandra Afonso, Pretta Moreno, Cecilia Leite e Thiago Santos Costa. A abertura também terá a participação de José Maria Madureira declamando poesias e Bruno Gonscofe apresentando danças afro.

A responsável pela Galeria e chefe de Seção, Karina de Oliveira, explica que é importante enaltecer a riqueza da Cultura Afro. "Devido à grande importância desta data, no sentido de valorizar os negros pela sua luta, e também valorizar a arte e a cultura afro-brasileira e os artistas que produzem esta arte e passam seus conhecimentos de geração para geração", explica Karina.

O objetivo da exposição é mostrar que, além de toda a exploração e toda a mazela contida na escravidão, a cultura trazida pelos negros é muito rica e não pode ser desvalorizada, muito menos esquecida.

A exposição ficará na Fundação Cultural até o dia 26 de novembro. O endereço é Praça Rui Barbosa, 356, no Centro.

Os artistas - A artista plástica Alexandra Afonso já expôs suas obras em várias galerias do Brasil. E além de atuar como artista, Alexandra também atua como professora de alunos da inclusão na Escola Municipal Maria Laurencina Palmério. Através destas aulas, os alunos aprenderam as técnicas de desenho e pintura com a temática afro-brasileira. E assim deram vida ao que antes eram apenas ideias.

A artista plástica Pretta Moreno atua como educadora na Creche Comunitária Casa do Menor Coração de Maria. A fotógrafa Cecilia Leite, também atuou com Pretta. O intuito das fotos é o empoderamento e o olhar dos jovens para mundo. A maioria dos alunos da Casa é negra.

Thiago Santos Costa é natural do Rio de Janeiro, e escolheu a cidade de Uberaba para viver. Autodidata, o artista cria suas obras de forma intuitiva e, para a queima, utiliza um forno de alvenaria rústica instalado em seu ateliê Amo Ire– Barro da prosperidade. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por