JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 13 de novembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

ExpoCigra é inaugurada e recebe o projeto Lab Truck Tour nesta 5ª

Proposta se baseia na ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos objetos e projetos com as próprias mãos

07/11/2018 - 23:08:43. Última atualização: 08/11/2018 - 07:52:04.

Divulgação


Trailer do Lab Truck vai receber turmas interessadas em empreendedorismo e inovação para as oficinas “Maker” e “Arduíno para Eficiência Energética”

A 6ª edição da Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande (ExpoCigra Fiemg), inaugurada na noite de ontem, recebe o projeto Lab Truck Tour, hoje e amanhã (9), no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, com inscrições gratuitas. O projeto tem foco na difusão da cultura maker, que tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos objetos e projetos com as próprias mãos. 

O trailer do projeto estará estacionado na feira para abrigar os alunos em oficinas e também para visitação livre. A parceria é da Federação das Indústrias do Estado de Minas de Gerais (Fiemg) com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

A oficina de "Arduíno para Eficiência Energética" será realizada nos dois dias, das 14h às 18h. O objetivo é capacitar os participantes para a construção de projetos que conectam soluções em eficiência energética, com temas relacionados à sustentabilidade, por meio dos instrumentos de programação inerentes ao uso da plataforma de prototipagem eletrônica Arduíno. São 15 vagas disponíveis para maiores de 16 anos.

A "Oficina Maker" será realizada também nos dois dias, das 9h às 12h30. Os participantes terão acesso à introdução em impressão 3D, aplicabilidade e funcionamento. Não há limite de inscrições e a idade mínima para participar é 12 anos.

A ideia da turnê tecnológica é promover um ambiente de aprendizado ao alcance de todos. "A visitação ao espaço será livre para difusão de conhecimento do espaço Maker e do mundo da prototipagem digital", explica o analista de Projetos da Gerência de Projetos a Indústria (GPI) do Sistema Fiemg, Pedro Casasanta Peixoto. 

Para participar, é necessário fazer a inscrição no próprio Lab Truck, 20 minutos antes do início de cada oficina. Mais informações no site expocigra.com.br.

Feira terá seis shows gratuitos de hoje até sábado

Seis atrações musicais se apresentam no palco principal da 6ª Feira Multissetorial do Vale do Rio Grande (ExpoCigra Fiemg), de hoje até sábado (10), no Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, com entrada gratuita. 

"Desde o ano passado estamos com essa proposta de apresentar a programação técnica com cursos, oficinas e palestras, mas também shows e apresentações para o público se divertir enquanto visita os estandes", explica o presidente do Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra), Gleison Borges.

Hoje, os alunos do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi abrem as apresentações, às 16h. A partir de 20h30, a dupla Júlio César&Cristiano traz clássicos do sertanejo. Com 21 anos de carreira, é a segunda vez que eles se apresentam no palco da feira.

Amanhã (9), as apresentações têm início às 14h, com os alunos do Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi. À noite, é a vez dos sertanejos Cássio Facury&Leon. No repertório dos músicos, que neste ano comemoram 15 anos de carreira, sucessos como “Olhos Azuis” e “Vida Cigana”. O show está agendado para as 20h30 e a expectativa da organização é repetir o sucesso da última edição, quando a dupla se apresentou na feira. 

No sábado (10), às 16h, a banda de rock Instável vem com clássicos do rock de 1980 e 1990. Ainda no sábado, o público confere o show do músico Emerson Dibadá, com pop e também rock and roll, a partir de 20h30. Mais informações no site expocigra.com.br.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia