JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 13 de novembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Com 55% dos kits de TV digital entregues, Seds corre atrás de famílias que têm direito

Seds muda estratégia para agendamento de famílias de baixa renda que têm direito à retirada dos kits gratuitos para captação de sinal digital

07/11/2018 - 22:53:07. - Por Geórgia Santos Última atualização: 08/11/2018 - 07:58:16.

Arquivo


Com a proximidade do fim do sinal analógico e o baixo percentual de procura pelos equipamentos, a Seds muda a estratégia de entrega dos kits

Secretaria de Desenvolvimento Social muda estratégia para agendamento de famílias de baixa renda que têm direito à retirada dos kits gratuitos para captação de sinal digital de TV em Uberaba. Antes, a equipe estava promovendo mutirões e, agora, está entrando em contato com as famílias. Até o momento, 55% dos kits disponíveis foram entregues. 

O desligamento do sinal analógico de TV acontecerá no dia 5 de dezembro e para continuar assistindo, quem tiver uma televisão antiga precisará adquirir uma antena externa UHF e um conversor digital. Para as famílias de baixa renda estão sendo entregues kits gratuitos de conversores de sinal digital de TV.

Para fazer o agendamento da entrega do kit, a Secretaria de Desenvolvimento Social vem se mobilizando e já foram realizados alguns mutirões, mas, de acordo com a chefe do Departamento de Proteção Social Básica, Gabrielle de Palvas, a ação não teve o resultado esperado e, diante da quantidade de kits entregues, foi preciso mudar de estratégia. Está sendo promovida uma busca ativa dos usuários que têm direito, ligando para os inscritos no CadUnico, repassando informações e tirando dúvidas sobre a retirada do kit. A equipe está fazendo visitas àquelas famílias que não tiveram o telefone atualizado.

Contudo, Gabrielle revela que, apesar dos resultados favoráveis desse trabalho, o sistema do programa “Seja Digital” às vezes apresenta alguns problemas para o agendamento, o que gera atrasos para a retirada do kit e, em alguns casos, é preciso entrar em contato com a equipe do programa.

Quando questionada se muitas famílias dizem não precisar do kit por já terem comprado o conversor, ou porque já possuem o conversor embutido na televisão, a chefe do Departamento de Proteção Social Básica diz que, ao fazer o contato, a maioria das famílias demonstra interesse em ter o kit. Pelo menos 85% das famílias inseridas no CadÚnico em Uberaba precisam dele. 

Vale enfatizar que a mudança do sinal analógico para digital acontecerá em 28 dias, ou seja, em menos de um mês. Apesar de ser possível retirar o kit até o final de dezembro, seria interessante que as famílias fossem buscá-lo antes, para não ter problemas com a TV. Lembrando que os kits são entregues na agência dos Correios, onde também são dadas as instruções para a instalação.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia