Aumenta o número de consultas feitas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) de Uberaba, mantido pela CDL e Aciu. O levantamento do acumulado de janeiro a setembro foi divulgado nesta quinta-feira (18) e, conforme os dados repassados, registrado aumento de quase 2% nas consultas com relação ao mesmo período de 2017.
Segundo o presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, apesar de um ano repleto de acontecimentos impostos, como a greve dos caminhoneiros, entre outras situações, houve crescimento quando se compara com o ano anterior, na quantidade de pesquisas, o que reflete no volume de vendas do comércio.
Além disso, foi possível notar, segundo o presidente da entidade, um aumento nos registros no SPC. Uma situação que pode indicar que mais pessoas estão devendo, porém, também aponta que o lojista está mais atento a essa situação e sempre que o cliente deixa de pagar por um tempo considerável está buscando a ferramenta e registrando inadimplentes. E quanto mais rápido o registro é feito, a chance de receber é maior.
De forma geral, Fúlvio explica que o índice de inadimplência neste momento em Uberaba é estável, um pouco acima da média, mas sem aumento ou redução significativa de pessoas com o “nome sujo no mercado”.
Já em todo o país, o volume de consumidores com contas em atraso segue elevado. No último mês de setembro aumentou em 3,9% a quantidade de novos inadimplentes na comparação com o mesmo período do ano passado. Em número absoluto, estima-se que cerca de 62,4 milhões de brasileiros estejam com restrições ao CPF.