CIDADE

Projeto traz a musicalidade das religiões de matrizes africanas

A valorização da cultura popular pelo ritmo dos atabaques tem proposta de acontecer mensalmente por meio do projeto Batucada a Praça

Publicado em 18/10/2018 às 18:46Atualizado em 17/12/2022 às 14:34
Compartilhar

A 3ª Batucada na Praça é um projeto que aproxima as religiões de matrizes africanas. O evento foi idealizado pela Tenda de Umbanda Quinca Flor de Moçambique e Tenda de Umbanda Oxossi Caboclo Serra Azul, por meio de Geraldo Cunha, Ogum Jonas, Jaderson da Cunha e Pai Ademar e conta com apoio da Fundação Cultural de Uberaba (FCU).

O projeto acontece no sábado (20), às 10h, na Praça da Igreja de Santa Rita, com cantos e danças da Umbanda e do Candomblé, em uma manhã de manifestações religiosas ao som de atabaques.

Segundo o presidente da FCU, Antônio Carlos Marques, a 3ª Batucada na Praça é um projeto que necessita de continuidade. “A importância se dá através dos ritmos dos atabaques. É tentar mostrar a musicalidade dos terreiros de Umbanda e Candomblé como resistência cultural. Por outro lado, é uma forma de acabar com o preconceito em volta das religiões de matrizes africanas”, analisa.

As primeiras edições foram realizadas em julho e agosto desse ano, respectivamente. A proposta é fidelizar o evento e produzi-lo com frequência mensal. O projeto conta com a adesão do público e participantes. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por