GERAL

Um terço dos usuários de cartão de crédito desconhece o valor da fatura

O resultado chama a atenção, mas o economista Marco Antônio Nogueira diz que o índice deve ser maior

Geórgia Santos
Publicado em 17/10/2018 às 22:53Atualizado em 17/12/2022 às 14:35
Compartilhar

Um terço dos usuários de cartão de crédito desconhece o valor da fatura, revela indicador da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), por meio do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O resultado chama a atenção, mas o economista Marco Antônio Nogueira diz que o índice deve ser maior, pois muitos brasileiros não sabem utilizar corretamente o cartão de crédito.

De acordo com o levantamento, 33% dos consumidores que usaram cartão de crédito em agosto não sabem quanto gastaram. Entre os que se lembram o valor que desembolsaram, a fatura média foi de R$882. Além disso, cerca de 25% entraram no rotativo e 74% pagaram o valor integral da fatura — percentual que cai para 64% nas classes C e D. A pesquisa abrange 12 capitais das cinco regiões brasileiras, entre elas Belo Horizonte, e analisou 800 casos. “Eu não tenho dúvida que o número de pessoas que desconhecem o valor da fatura do cartão de crédito é bem maior do que foi apontado na pesquisa, tanto é que quase 50% da população está endividada”, afirma Marco.

De acordo com ele, a quantidade de consumidores que dizem desconhecer o valor da futura mostra que as pessoas não gostam de um planejamento, além disso, desconhecem as informações relacionadas aos juros e, por fim, na verdade estão preocupadas com a parcela do mês e não com valor total. 

O economista explica que o cartão de crédito é um instrumento muito interessante, desde que se saiba manusear, isto é, estar ciente da compra, se é realmente necessária; colocar o pagamento para a data certa; e também pesquisar, pois em alguns estabelecimentos o preço do produto pago com o cartão de crédito é um pouco maior. “Enfim, é uma ferramenta interessante, mas tem que saber usar, o brasileiro ainda precisa aprender”, enfatiza Marco Antônio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por