CIDADE

Manejo emergencial de erosão em APP chama atenção de moradores

A possibilidade de novo crime ambiental fez com que moradores da região acionassem o Jornal da Manhã para apurar a situação

Thassiana Macedo
Publicado em 15/10/2018 às 23:03Atualizado em 17/12/2022 às 14:30
Compartilhar

Fábio Braga

Local onde está sendo realizada pela Prefeitura a contenção diante do iminente risco de deslizamento

Trabalho de máquinas e homens na área de preservação permanente (APP) aos fundos do Condomínio Villaggio Dei Fiori chamou a atenção de moradores para a possibilidade de novo crime ambiental na região, que abriga nascente de um afluente do córrego da Saudade. Área próxima chegou a ser alvo de apuração do Jornal da Manhã sobre suposto descarte irregular de entulho, em meados de março deste ano. Segundo a Prefeitura de Uberaba, intervenção verificada agora é para contenção emergencial de erosão na APP.

Conforme o Município, a intervenção tem a participação das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Obras, do Conselho Municipal de Meio Ambiente e do Ministério Público e obedece às diretrizes legais para a contenção emergencial de erosão situada a cerca de 20 metros do muro de divisa dos fundos do Condomínio Residencial Villaggio Dei Fiori. De acordo com análise, a erosão coloca em risco iminente patrimônios e pessoas e a intervenção tem sido feita pela Secretaria de Serviços Urbanos.

A Secretaria de Meio Ambiente, encarregada de implantar a Política Municipal de Meio Ambiente, autorizou a intervenção em Área de Preservação Permanente (APP) Urbana no bairro Grande Horizonte. Conforme nota da Prefeitura, a execução de serviços de contenção de encosta de afluente do córrego da Saudade foi discutida e aprovada em sessão ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente, em função de desvio do curso natural do afluente que vem provocando erosão em área confrontante com muro de divisa do Condomínio Villaggio Dei Fiori.

Laudo da Defesa Civil declara que o terreno é arenoso e argiloso e que foram constatadas erosões a aproximadamente 30 metros do muro do Condomínio. Além disso, a análise revelou que a área, a aproximadamente dois metros do Condomínio, já apresenta valas em processo de evolução.

Ainda de acordo com informações da Prefeitura, a Secretaria de Serviços Urbanos executa a contenção emergencial, munida da emissão de todos os laudos e autorizações necessários e com a maior agilidade possível em virtude do período chuvoso. Para isso, a pasta vem utilizando equipamentos e materiais já autorizados pelos órgãos competentes, sendo uma escavadeira hidráulica, uma pá carregadeira, uma retroescavadeira, um rolo compactador e caminhões basculantes; além de 15 tubos de concreto de 1,20 metro de diâmetro e cerca de 1.200 metros cúbicos de terra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por