CIDADE

Secretários de Educação debatem a implantação da base curricular

Nova legislação traz modalidades metodológicas que deverão ser implantadas sem eliminar as que já existem

Geórgia Santos
Publicado em 20/09/2018 às 22:55Atualizado em 17/12/2022 às 13:41
Compartilhar

Neto Talmeli/PMU

Silvana Elias, secretária de Educação de Uberaba, diz que a Base Nacional Curricular traz igualdade nos componentes curriculares

Secretários municipais de Educação da região debateram implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Promovido pela Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), o encontro aconteceu ontem e foi um momento importante para esclarecer dúvidas sobre a BNCC que deve ser implementada até 2020.

A Base Nacional, prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e que deve ser implementada nos currículos das escolas públicas e privadas, determina os conhecimentos e as habilidades essenciais que todos os estudantes têm o direito de aprender, ano a ano, durante sua vida escolar.

E, de acordo com a professora Zita Lago, que foi a palestrante do evento desta quinta, muitos estão preocupados com o que contempla a BNCC. “Primeiro é importante destacar que a implantação da Base Nacional é uma preocupação de todos os municípios e os gestores estão se mobilizando para que isso seja feito de forma adequada. Uma das grandes polêmicas que surgem é com relação às novas modalidades. O que já foi feito não será destruído, apenas serão implantadas modalidades metodológicas inovadoras”, diz. Além disso, a BNCC se preocupa não apenas com o desenvolvimento cognitivo, mas com o desenvolvimento e afirmação do indivíduo. 

Para a secretária municipal de Educação de Uberaba, Silvana Elias, o debate desta quinta foi importante para a comunidade educacional, uma vez que a BNCC traz um pouco de igualdade e de justiça social na condução dos componentes curriculares e os conteúdos a serem vistos nas escolas. “Em todo país existe uma diretriz global, mas cada município irá se adaptar de acordo com as suas necessidades. Nós vamos qualificar os nossos profissionais para que possamos cumprir o que determina a BNCC. Este é um passo importante para o cumprimento do Plano Nacional de Educação e para lei de Diretrizes e Bases da Educação”, afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por