CIDADE

Beneficiários do BPC devem se inscrever no Cad-Único para evitar cancelamento

Secretaria de Desenvolvimento Social alerta os que recebem o Benefício de Prestação Continuada para o prazo de inscrição no Cadastro Único

Geórgia Santos
Publicado em 19/09/2018 às 23:07Atualizado em 17/12/2022 às 13:38
Compartilhar

Secretaria de Desenvolvimento Social alerta os que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) para o prazo de inscrição no Cadastro Único, que termina em dezembro. Até o momento, 79% dos idosos e 76% das pessoas com algum tipo de deficiência fizeram o cadastro. Se o procedimento não for feito no prazo, o benefício é bloqueado.

Em 2016 o Ministério de Desenvolvimento Social publicou portaria tornando obrigatório que as pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), sendo por idade ou deficiência, se inscrevam no Cadastro Único. O prazo dado foi de um ano e terminaria no fim de 2017, mas, como a quantidade de pessoas que fizeram o cadastramento foi baixa, o governo federal prorrogou para dezembro de 2018. Portanto, como já aconteceu uma prorrogação, acredita-se que não deverá acontecer outra.

“Assim, se precisamos que o cadastro esteja valido até 31 de dezembro, para não correr risco de bloqueio, estamos solicitando que as pessoas que recebem esse benefício procurem um Cras até o fim de outubro, pois a validação do cadastro demora cerca de 45 dias”, diz a chefe do Departamento de Proteção Social Básica, Gabrielle de Palvas Andrade. Gabrielle lembra que o melhor é evitar o bloqueio, pois, caso aconteça a retomada, pode levar algum tempo, além disso, pode entrar em averiguação, vistoria, enfim, a melhor alternativa é fazer o cadastro até outubro. 

Ainda segundo os números da Secretaria de Desenvolvimento Social, 572 idosos e 795 pessoas com deficiência não fizeram o cadastro. “Pela média estadual, estamos acima do percentual de cadastramento, mas a quantidade de beneficiários que não fizeram o procedimento nos preocupa, uma vez que o nosso foco é o usuário e tentamos de todas as formas evitar o bloqueio ou cancelamento do benefício”, afirma Gabrielle. Vale lembrar que os Cras estão entrando em contato com os beneficiários, entretanto, em algumas situações o cadastro está desatualizado e não é possível encontrar a pessoa.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por