JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 22 de setembro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Campanha de prevenção ao suicídio Setembro Amarelo é abordada na CMU

A prevenção ao suicídio, por meio da campanha Setembro Amarelo, foi abordada no plenário da Câmara

13/09/2018 - 23:22:15. - Por Marconi Lima Última atualização: 14/09/2018 - 08:42:43.

Foto/Rodrigo Garcia


Psicóloga Amanda Menezes e o diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde estiveram na Câmara

A prevenção ao suicídio, por meio da campanha Setembro Amarelo, foi abordada no plenário da Câmara Municipal de Uberaba (CMU). Amanda Menezes, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, explicou que o trabalho começou efetivamente na cidade a partir de 2015.

Amanda apresentou estatísticas para alertar sobre a gravidade da situação. Os dados mostram que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. No Brasil é a quarta causa de morte. “É preciso mudar a versão que depressão não deve ser discutida, sendo que muitas vezes ela não se manifesta apenas pelo isolamento, da vontade de não estar com outras pessoas, ela se manifesta de outras formas, como a irritabilidade, por exemplo”, explicou Amanda. De acordo com a psicóloga, a sociedade vive uma realidade muito sufocante, onde as pessoas estão muito voltadas para o trabalho. “É preciso começar a parar e prestar atenção, para que as pessoas sejam ouvidas e o número de suicídios diminua. A maioria dos casos poderia ser evitada se houvesse um pouquinho de atenção”, acrescentou. 

Para o diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Henrique Marçal, é preciso pensar uma nova cultura de cuidado. Ele explicou que desde 2010 tem trabalhado para oferecer à população um serviço acessível e fundamental. Os representantes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram em plenário a convite do vereador Agnaldo Silva (PSD).

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia