CIDADE

Apesar de queixas, 1º dia útil do BRT/Sudeste foi dentro do esperado

Reclamações ocorreram quanto a atrasos e falta de orientação, mas a Sedest está providenciando as adequações necessárias

Publicado em 20/08/2018 às 23:15Atualizado em 17/12/2022 às 12:44
Compartilhar

André Santos/PMU

Terminal Sudeste funcionou ontem dentro do esperado, segundo a PMU, mas várias reclamações foram registradas

Apesar de registrar atrasos e alguma confusão quanto à orientação de usuários, o primeiro dia útil de funcionamento do trecho Sudeste/Gameleiras do BRT foi considerado dentro do esperado pela Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transportes (Sedest). Segundo o secretário da pasta, Wellington Cardoso, “tudo esteve dentro do esperado e todas as situações contrárias estão sendo analisadas para possíveis correções ou mesmo alterações”, diz.

Muitos usuários reclamaram quanto ao funcionamento do novo sistema. O superintendente de Transporte Público, Claudinei Nunes, explicou que o pico do dia foi na primeira hora, mas todos os entraves foram solucionados. “Sempre quando há mudanças existirão situações desconfortáveis, porém, nem um dos casos fugiu do esperado. Estamos com uma equipe orientando os usuários sobre as linhas e os informativos continuam sendo distribuídos, além dos painéis com os itinerários, horários de embarque e desembarque’, ressalta.

Na tarde de ontem, uma reunião entre técnicos e concessionárias acertou ajustes do sistema. O superintendente garante que todas as mudanças e ajustes necessários estão sendo feitos para atender aos usuários da melhor forma possível. “De uma forma geral o balanço deste primeiro dia útil de funcionamento foi dentro do esperado. Tudo que está relacionado ao BRT está passando por testes. Horários, itinerários, adaptação dos motoristas, entre outros”, diz.

O gerente-geral da empresa Líder e presidente da Transube, André Campos, orienta que os usuários se atentem quanto ao cartão para a integração. “A integração entre linhas fora do terminal só acontece mediante o pagamento da passagem com o cartão integração. Fora isso, apenas nos terminais será possível fazer a troca de ônibus sem o custo extra”, reforça.

Tanto a Prefeitura quanto as empresas de ônibus que operam dentro do Sistema BRT Vetor colocaram pontos de informações dentro e fora dos terminais. “Estamos revendo alternativas cabíveis para atender a todas as necessidades. Pedimos que os usuários se programem com antecedência e nesse primeiro momento para se acostumar. Dependendo da situação, o usuário terá até três opções, sendo via Guilherme Ferreira, Hospital Escola e Linhas Interbairros, além das demais opções de ônibus convencionais”, pontua.

Compartilhamento. Vale destacar que alguns pontos merecem atenção redobrada de motoristas e pedestres por se tratar de trechos novos dentro do sistema, como explica o superintendente de Trânsito, Ulisses Lamas. “As faixas dos ônibus são compartilhadas na avenida Abílio Borges de Araújo. Nos outros trechos a faixa é preferencial para os ônibus. Nesse momento de ajustes estão sendo feitas avaliações também se esse compartilhamento não trará prejuízos à circulação dos ônibus”, completa.

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por