CIDADE

Cohagra constata irregularidade na ocupação de quase 160 casas

São unidades em que os proprietários não foram localizados, e em várias delas terceiros estavam morando

Geórgia Santos
Publicado em 17/08/2018 às 22:06Atualizado em 17/12/2022 às 12:40
Compartilhar

Cohagra divulgou balanço de fiscalização realizada esta semana no módulo B do Residencial Rio de Janeiro. Todas as 701 unidades entregues no mês de junho foram visitadas pela equipe da autarquia e, ao todo, foram quatro dias de vistoria e constatadas 156 situações de irregularidades. 

Conforme dados repassados pela Cohagra, dos 156 nomes de mutuários que foram publicados na edição de ontem do Porta-Voz, 102 famílias não foram encontradas no local. Em algumas situações os vizinhos disseram que o mutuário estava trabalhando ou que não havia se mudado por conta de problemas de saúde. Os demais tiveram a publicação do nome por outras situações, sendo que quatro deles por ter vendido a casa e 50 pelo fato de o imóvel estar sendo habitado por parentes, e não pelo proprietário oficial do contrato.

“Esse resultado nos deixa muito tristes. O módulo B demorou um pouco mais para ser entregue em relação aos demais módulos. As pessoas estavam cobrando a entrega, dizendo que viviam de aluguel e que queriam se livrar desta realidade, e agora percebemos que muitos não se mudaram. Alguns dizem que estão esperando a conclusão do muro, mas, independentemente disso, o prazo não foi seguido, que é de 30 dias após a entrega”, explica o presidente da Cohagra, Marcos Jammal, alertando que a fiscalização será intensificada em todos os bairros construídos pelo programa Minha Casa Minha Vida, faixa 1. 

Os mutuários cujo nome foi publicado têm 48 horas para prestar os esclarecimentos, fazer prova de moradia e depois a situação será enviada ao Ministério Público Federal e ao Banco do Brasil para as devidas providências. Vale ressaltar que as justificativas são analisadas por comissão e normalmente são aceitas situação graves, como problema de saúde. Com relação à disponibilização das unidades, nos casos com irregularidade, para outras pessoas que estão na fila de espera, Jammal explica que isso vai acontecer, mas é preciso respeitar o trâmite até a liberação da casa para outra pessoa. “Não é necessário ter pressa, tudo vai acontecer dentro prazo, e vamos seguir a lista de espera, conforme os critérios do programa”, afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por