CIDADE

Usuários se queixam da falta de doses nas unidades de saúde

Secretaria de Saúde admite a falta de doses da meningocócica C e de pentavalente, mas alega que o Estado não teria repassado as vacinas

Geórgia Santos
Publicado em 17/08/2018 às 22:03Atualizado em 17/12/2022 às 12:40
Compartilhar

Foto/reprodução

Uma das vacinas em falta na rede pública municipal é a meningocócica C, mas que, segundo a Superintendência de Saúde, chegaram à região 3,4 mil doses

Usuários reclamam da falta de vacinas em unidades de saúde do município. Em plena Campanha de Multivacinação, que tem o propósito de atualizar o cartão e que, em tese, deveria disponibilizar todas aos usuários, alguns tipos de vacinas não estão sendo encontrados nas unidades de saúde de Uberaba. 

Conforme informações repassadas ao Jornal da Manhã, muitas crianças que buscam as centrais de vacina estão voltando para casa sem receber a meningocócica C, que protege as crianças de uma bactéria que causa meningite, principalmente em crianças de até quatro anos. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou a ausência das doses.

“Além da meningocócica C, também registramos a falta da pentavalente. Essas vacinas são fornecidas pelo Estado, recebemos uma remessa no dia 5 de agosto, que foram distribuídas às unidades. Mas, como a quantidade foi pouca, algumas acabaram. Fizemos uma nova solicitação, no dia 9 de agosto, e estamos aguardando a entrega”, explica o diretor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Robert Boaventura. 

Por sua vez, o superintendente regional de Saúde de Uberaba, Ivan José da Silva, explica que as vacinas são adquiridas pelo Ministério da Saúde e a cota do mês de agosto, até o início da semana, não havia sido enviada, uma vez que o Estado apenas distribui, não compra. E a explicação dada pelo governo federal é de que os laboratórios não conseguiram produzir as vacinas, visto que as doses que estão vindo para Minas são de fora do país. “Por isso houve o desabastecimento, mas que será solucionado em breve. Ontem, funcionários da regional estiveram em Belo Horizonte para buscar doses, que chegaram no fim da tarde, e comunicamos a Uberaba e municípios para que buscassem”, diz. Chegaram à regional 3.400 doses de meningocócica C e 3.800 de triviral, cerca de 40% a 50% destas devem ser distribuídas em Uberaba. Quanto à pentavalente, Ivan diz que a superintendência possui doses e vai repassá-las ao município.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por