CIDADE

Tabela do frete faz produtores buscarem alternativas para escoar produção

Aprosoja-MG propõe a implantação de um novo terminal ferroviário, entre Uberaba e Uberlândia, para embarcar a soja

Publicado em 13/08/2018 às 21:39Atualizado em 17/12/2022 às 12:30
Compartilhar

Foto/Reprodução/Canal Rural

Setor agropecuário segue em busca de alternativas de escoamento para a produção em razão do tabelamento do frete. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Minas Gerais (Aprosoja-MG) propõe a implantação de um novo terminal ferroviário para embarcar a soja. 

A proposta é que o terminal seja construído em um terreno de 15 hectares, entre Uberaba e Uberlândia. Na região, já funciona uma estrutura da VLI, mas que embarca apenas a produção de soja tranding. No novo terreno, silos e áreas de pesquisa deverão dividir espaço com terminal para embarque direto dos grãos de produtores até o porto de Santos.

Em entrevista ao Canal Rural, o vice-presidente da Aprosoja-MG, Jésus Tormin, disse que a ideia é agregar valor não somente ao que o produtor gera, mas também a nível de empregos.

O tempo estimado da obra é de dois anos. Custo ainda está sendo calculado e os recursos serão 100% privados, disponibilizados por produtores rurais. “Nós já temos o maior custo de logística do mundo com as nossas commodities agrícolas, e com esse tabelamento nós vamos chegar até 20% a mais, tanto na ida quanto na volta dos insumos. Então, isso traz uma preocupação muito grande, no momento em que o produtor já está com um custo de produção alta, o endividamento está crescendo e ele necessita de ações para diluir essa situação que foi imposta por esse tabelamento”, pontou o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz.

Para o início das obras do terminal, a Prefeitura precisa ceder o terreno à Aprosoja.  

*Com informações do Canal Rural

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por