CIDADE

Sítio do Geopark Uberaba em Peirópolis será inaugurado nesta quinta

A inauguração acontece nesta quinta-feira, dia 16, às 9h

Publicado em 13/08/2018 às 16:13Atualizado em 17/12/2022 às 12:30
Compartilhar

Mais um sítio Geopark Uberaba será inaugurado. Desta vez será em Peirópolis, e a inauguração será na quinta-feira, dia 16, às 9h. O projeto pretende desenvolver o turismo de Uberaba, por meio de um roteiro turístico que ressalta três potencialidades da cidade: a pecuária zebuína, a religiosidade e a paleontologia.

Desta vez, será inaugurado o Geossítio Peirópolis, que compreende toda a região do bairro de Peirópolis. Este patrimônio geológico é gerido pelo Complexo Cultural e Científico de Peirópolis da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e nele são desenvolvidas pesquisas, atividades educacionais, escavações, atividades turísticas, entre outros.

O projeto Geopark é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Uberaba, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Universidade de Uberaba e outras instituições parceiras. O objetivo é obter a candidatura como Geoparque Mundial da UNESCO, a fim de se tornar Patrimônio Natural da Humanidade em 2019.

A região do bairro de Peirópolis foi escolhida para ser um dos geossítios do projeto por sua notoriedade nacional face à riqueza de achados paleontológicos e também abrigar o Complexo Cultural e Científico de Peiropolis, o Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price e o Museu dos Dinossauros, unidades geridas pela UFTM e com foco em ações voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão.

A região leva o nome em homenagem ao imigrante espanhol responsável pelo desenvolvimento da comunidade, Frederico Peiró. Historicamente, o bairro de Peirópolis representa a sede da paleontologia em Uberaba. Nela já foram encontrados mais de 4 mil achados paleontológicos, entre eles, o maior dinossauro do país, com 26 metros de comprimento, o Uberabatitan ribeiroi. A paleontologia movimenta também o turismo e estima-se que a região já tenha recebido mais de 1,6 milhão de visitantes, de mais de 1.300 municípios do Brasil e de outros 70 países.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por