JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Conphau realizará vistoria em imóveis tombados e inventariados de Uberaba

Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba prepara vistoria em imóveis tombados e inventariados

08/08/2018 - 21:11:50. - Por Geórgia Santos Última atualização: 09/08/2018 - 07:42:00.

Arquivo


Imóveis tombados e inventariados, mesmo com benefício dado aos proprietários, muitas vezes são abandonados e se tornam alvos da ação de vândalos

Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau) prepara vistoria em imóveis tombados e inventariados do município. A ação começa nas próximas semanas, pois, no momento, a equipe está realizando o levantamento dos imóveis que deverão ser fiscalizados.

Eleita recentemente, a diretoria e os novos membros do Conselho querem tomar conhecimento da atual situação dos imóveis tombados e inventariados, conhecer cada um, e conferir se os proprietários estão seguindo a legislação de preservação, uma vez que recebem benefícios para isso.

“Precisamos ter noção sobre o estado de conservação de cada imóvel, para saber quais medidas serão tomadas para preservação e cuidados, tendo em vista que possuem isenção de IPTU e 50% de desconto nas contas de água. Essa ação também serve para verificar se existe algum equívoco em algum tombamento ou bem inventariado”, explica o presidente do Conphau e superintendente de Planejamento Urbano, Daniel Rodrigues.

A fiscalização começa com os imóveis do centro e vale lembrar que, em caso de irregularidades, podem acontecer punições, como, por exemplo, a perda dos benefícios cedidos. “Essa será a primeira tarefa dos novos conselheiros e, depois de realizada, vamos fazer o cronograma de ações”, afirma. 

Contudo, Daniel destaca que as demais atividades do Conphau, como o cronograma para declarar novos bens tombados ou inventariados, continuam, e não serão interrompidas, com foco nos bens imateriais.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia