CIDADE

Por causa de acidentes, Secretaria de Trânsito liga semáforos na Santana Borges

Sedest iniciou o acionamento dos semáforos na avenida Dona Maria Santana Borges com Nenê Sabino

Thassiana Macedo / Renato Manfrim
Publicado em 19/07/2018 às 15:13Atualizado em 17/12/2022 às 11:38
Compartilhar

Jairo Chagas

Acidentes no cruzamento das avenidas Santana Borges e Nenê Sabino se tornaram frequentes após as mudanças para implantação do BRT

Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest) iniciou nessa quarta-feira o acionamento dos semáforos na avenida Dona Maria Santana Borges, no cruzamento com a avenida Nenê Sabino. A medida estava programada para ocorrer com o início de funcionamento do BRT, mas foi antecipada em razão do alto índice de acidentes. O próximo passo é aumentar a fiscalização no local, com a aplicação de penalidades contra infratores.

Os acidentes passaram a ocorrer com mais frequência depois que a rotatória foi modificada, exigindo mais atenção por parte dos motoristas. De acordo com o superintendente de Trânsito da Sedest, Ulisses Lamas, o Artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina regras de circulação que não têm sido respeitadas por motoristas. “Antes tinha uma rotatória com retorno para os motoristas acessarem diretamente a Nenê Sabino. Por conta das obras do BRT, hoje só existe um retorno. Nos dois sentidos há faixa de retenção e a regra indica que a preferência é de quem vem à direita do motorista que vai atravessar o cruzamento. Acompanhamos que houve muitos acidentes no retorno, porque o pessoal está passando direto, sem dar preferência para quem vem pela avenida Santana Borges”, avalia.

Ao Jornal da Manhã, o superintendente revelou que após o acionamento dos semáforos, ele permaneceu no local para a realização de testes e acompanhamento do fluxo com apoio da Guarda Municipal e, em cerca de uma hora e meia, vários motoristas atravessaram o cruzamento com imprudência, desrespeitando o sinal vermelho. “Infelizmente, o que vemos bastante em nossa cidade é a falta de respeito às sinalizações e às regras de condução. Por isso, vamos antecipar a ligação dos semáforos, cruzamento por cruzamento, para ver se as pessoas começam a respeitar pelo menos os semáforos. E vamos começar a pegar pesado com os infratores. Além de ligar os semáforos, vamos ter que intensificar a fiscalização em relação a isso”, ressalta.

Ulisses Lamas alerta que, diariamente, chega ao departamento um número fora do comum de autuações de avanços ao sinal vermelho, feitas pela Guarda Municipal, agentes municipais de trânsito e pelo Pelotão de Trânsito da Polícia Militar. Ele lembra que esse tipo de infração é considerado gravíssimo, com a penalização de sete pontos na carteira do motorista e aplicação de multa no valor de R$293,00.

Ontem, dois acidentes com motociclistas ocorreram na avenida

Na manhã de ontem, dois acidentes foram registrados na avenida Dona Maria de Santana Borges. O primeiro aconteceu por volta de 6h30, entre moto e van do transporte escolar, no cruzamento com a avenida Nenê Sabino, mesmo local onde na semana passada outro motociclista acabou vítima.

A vítima de ontem – atendida pela equipe de resgate do 8º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar) – sofreu perda de memória recente, cortes profundos nas coxas, com exposição óssea, e apresentava dores no abdômen, sendo encaminhada ao HC/UFTM.

Já o segundo acidente de ontem ocorreu por volta de 7h45, quando, no cruzamento com a rua Josina Rodrigues Borges, condutor de Honda Biz branca, que sofreu várias escoriações, bateu na lateral de um Fiat Mobi de cor preta. A vítima foi encaminhada pela unidade resgate do Samu ao Mário Palmério Hospital Universitário.

Boca no Trombone

Motocicleta ficou danificada após a colisão com van escolar, na manhã de ontem, na Santana Borges

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por