CIDADE

Projeto de escola rural local é selecionado para prêmio nacional

Em Uberaba, o projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Vicente Alves Trindade, localizada no bairro rural de Santa Rosa

Marconi Lima
Publicado em 19/07/2018 às 22:48Atualizado em 17/12/2022 às 11:38
Compartilhar

O projeto “Um doce olhar para o meu lugar”, elaborado pela professora de artes Ana Raquel da Silva, foi selecionado para a segunda fase do Prêmio Arte na Escola Cidadã, que identifica iniciativas transformadoras no ensino de Artes no Brasil.

Em Uberaba, o projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Vicente Alves Trindade, localizada no bairro rural de Santa Rosa. Os protagonistas são os alunos do 9º ano noturno, moradores das fazendas e comunidade ao redor. Com aulas às sextas-feiras, quando os alunos trabalham durante o dia e ainda precisam estudar à noite, ela pensou em aliar a prática pedagógica a algo bem atrativo. A ideia foi de propor uma metodologia que incluísse o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTIC), por meio do uso do celular, com os grupos de WhatsApp e redes sociais.

A tarefa deles seria fotografar imagens do cotidiano, das quais seriam feitas releituras em sala de aula e utilização de outros recursos de mídia, como a música “Deus e Eu no Sertão”, de Victor Chaves. Além disso, ela utilizou o laboratório de informática da escola para a pesquisa sobre o impressionismo. “Eles viram que muitas das fotografias deles tinham características do impressionismo, e faremos uma exposição com as imagens, intitulada ‘Conhecer para pertencer’”, conta.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por