CIDADE

Saúde afirma que Uberaba não tem casos de sarampo suspeitos ou confirmados

Dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Informação apontam que 87,32% das crianças na faixa etária para receber a vacina foram imunizadas

Publicado em 17/07/2018 às 12:05Atualizado em 17/12/2022 às 11:33
Compartilhar

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tranquiliza a população com relação aos casos de sarampo noticiados em Roraima e Amazonas. Segundo dados do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Informação, o município não apresenta nenhum caso suspeito ou confirmado da doença.

Das 4.134 crianças na faixa etária para receber a vacina, 87,32% foram imunizadas até junho. Os números são atualizados mensalmente.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina, que integra o Calendário Nacional de Vacinação com duas doses, uma aos 12 meses e outra aos 15 meses de idade.

O diretor de Vigilância Epidemiológica da SMS, Robert Boaventura, ressalta que manter o cartão atualizado é importante para garantir a saúde da população. Segundo ele, no caso do sarampo, quem não tiver sido imunizado até 49 anos de idade pode procurar a unidade de saúde mais próxima para receber a vacina. As salas de vacinação em Uberaba funcionam das 8h às 16h.

“Se a pessoa nunca foi vacinada, ou sumiu o cartão e não tem qualquer registro de ter sido imunizado contra essa ou outras doenças disponíveis na rede pública de saúde, tanto o adulto quanto a criança devem ser encaminhados a unidade mais próxima, onde irá atualizar o cartão conforme a sua faixa etária”, explica. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por