CIDADE

PMU descarta situação de risco para dengue, zika e chikungunya em Uberaba

Segundo a nota, os dados divulgados pelo MS são desatualizados, uma vez que se referem ao LIRAa realizado em janeiro e que dados mais recentes mostram realidade diferente

Publicado em 20/06/2018 às 17:11Atualizado em 17/12/2022 às 10:48
Compartilhar

Secretaria Especial de Comunicação Social da Prefeitura enviou nota à imprensa nesta tarde contradizendo dados do Ministério da Saúde (MS), que apontavam mais de mil municípios em situação de risco de surto de dengue, zika e chikungunya; tendo eles como base, Uberaba seria um dos 191 municípios mineiros em situação de risco. Segundo a nota, os dados divulgados pelo MS são desatualizados, uma vez que se referem ao Levantamento do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em janeiro e que dados mais recentes mostram realidade diferente.

“O Índice Rápido do Levantamento do Índice Infestação do Aedes Aegypti - LIRAa - de Janeiro/2018, foi de 8,7%, sendo os principais depósitos encontrados no lixo (34,2%) e nos depósitos móveis (26,3%), o que está de acordo com os dados do Ministério da Saúde em relação à região Sudeste, onde predominaram os depósitos móveis, caracterizados por vasos/frascos com água, pratos e garrafas retornáveis. A partir deste resultado, foram realizadas ações de intensificação de fevereiro a maio, com o fumacê e o mutirão de limpeza”, diz trecho da nota enviada à imprensa. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, apresentados à imprensa em abril deste ano, a infestação do mosquito caiu de 8,7% em janeiro para 3,7% em abril. Apesar da redução, grande parte dos bairros ainda continuava em estado de alerta devido à proliferação do mosquito.

Ainda de acordo com a nota da PMU, os dados levantados pelos municípios são encaminhados aos Estados, que se responsabilizam para enviá-los ao MS. “Assim, há atraso considerável na atualização final, haja vista a grande quantidade de cidades mineiras e brasileiras, respectivamente, e as necessárias atividades de compilação e análise do material. Assim, quando o resultado nacional é liberado, normalmente já não reflete a realidade”, conclui a nota.

Na avaliação da administração municipal, ao se basear nos resultados do LIRAa de janeiro, o Ministério da Saúde alertou para a necessidade de intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, mesmo durante o outono e inverno, em todo o País. Assim, o Departamento de Zoonoses continuou e ainda continua realizando o serviço de visitas domiciliares bimestrais com os agentes de combate a endemias.

Por fim, a nota ressalta que os extratos com índices de infestação predial inferiores a 1%, não apresentam risco. Já aqueles com índice de infestação entre 1% e 3,9% são considerados em situação de alerta. Considera-se o risco de surto de dengue quando o índice de infestação é maior que 4% dos imóveis pesquisados. Os dados mais recentes de Uberaba são 3,7%, portanto, em situação de alerta.  

Situação por bairros. Segundo os dados mais recentes divulgados em abril pela SMS, os maiores índices de infestação predial foram verificados nos bairros Umuarama, Parque dos Girassóis 2, Vainice Andrade, Residencial Beija-Flor, Vila Arquelau, Alfredo Freire, Residencial Morumbi 2 e Portal do Sol, que registraram percentual acima de 10%. No entanto, outras regiões também apresentaram índices altos na pesquisa atual e estão também em estado de alerta, de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde. É o caso do Morada das Fontes (9,25%), Jardim Espírito Santo (8,69%), Residencial 2000 (8,52%), Frei Eugênio (8,33%), Morada do Sol (8,33%), Chica Ferreira (7,46%) e Parque do Mirante (7,14%).

Leia mais:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por