CIDADE

Atendimentos na Farmácia Solidária e das UPAs tem balanço positivo no 1º quadrimestre

Até abril foram 9.303 pessoas atendidas e 251.198 itens de urgência e emergência dispensados

Publicado em 17/05/2018 às 14:46Atualizado em 17/12/2022 às 09:53
Compartilhar

Departamento de Assistência em Farmácia da Secretaria de Saúde de Uberaba divulgou os dados do primeiro quadrimestre de 2018 das farmácias das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dos bairros São Benedito e Parque do Mirante e da Farmácia Solidária. As farmácias das UPAs começaram a atuar em janeiro, com 1.700 atendimentos no primeiro mês, e atendem apenas as prescrições da própria unidade, que incluem cerca de 60 itens de urgência e emergência.

Até abril foram 9.303 pessoas atendidas e 251.198 itens de urgência e emergência dispensados como antimicrobianos sistêmicos e tópicos, analgésicos e antitérmicos, antialérgicos, anti-inflamatórios, sais para reidratação oral, anti-helmínticos, entre outros medicamentos. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira das 18h às 22h, enquanto sábados, domingos e feriados o atendimento é das 7h às 19h.

O farmacêutico do Departamento de Assistência em Farmácia, Rodrigo Rodrigues Silva, afirma que os antimicrobianos são os itens com maior dispensação nas UPAs, com destaque para medicamentos para infecções respiratórias, do trato urinário e cutâneas, seguidos por analgésicos, antitérmicos e antialérgicos.

A Farmácia Solidária, localizada na praça Augusto Lemp, 750, bairro Mercês, atende, das 8h às 18h, como farmácia básica, com dispensação de medicamentos regulamentados pelo SUS, e também doações. Entre os meses de janeiro e abril, ela atendeu 6.034 pacientes, enquanto outras 1.129 pessoas receberam doações de medicamentos que não são dispensados pelo SUS. Foram 49.135 itens doados dessa categoria.

Rodrigo destaca que os resultados mostram que ambos projetos tiveram grande aceitação do público e dos médicos e continuam a crescer. “Nas UPAs, os pacientes estão preferindo esperar mais um pouco e já sair da unidade com o medicamento para já iniciar o tratamento, enquanto na Farmácia Solidária, temos um trabalho cada vez mais organizado para conscientizar as pessoas sobre o perigo de deixar medicamentos vencendo em casa. Terminou o tratamento e sobrou? Elas já levam para doar”, afirma. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por