CIDADE

Mortes por Influenza na região deixam Saúde local em alerta

Secretaria Estadual de Saúde divulgou no início da semana mais um informe epidemiológico relacionado à Influenza, com casos confirmados em Araguari, Uberlândia e Ituiutaba

Geórgia Santos
Publicado em 16/05/2018 às 14:50Atualizado em 16/12/2022 às 04:11
Compartilhar

Foto/ Sandro Neves

Secretaria Municipal de Saúde alerta que a faixa de crianças de seis meses a cinco anos, que integra o público-alvo, é que a menos está procurando pela vacina

Confirmação de óbitos por Influenza no Triângulo Mineiro acende sinal de alerta na Secretaria Municipal de Saúde em Uberaba. Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) divulgou no início da semana mais um informe epidemiológico relacionado à Influenza, com casos confirmados em Araguari, Uberlândia e Ituiutaba. Uberaba não consta na lista, mas é preciso se atentar aos métodos de prevenção, como a vacina contra a gripe.

De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, Uberaba está em uma posição geográfica que gera preocupação. Diante dos casos registrados na região, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está monitorando os hospitais e, quando surgem casos suspeitos, é feita a intervenção, e o medicamento está disponível. Robert destaca que ainda não há confirmação de nem um caso em Uberaba, apenas notificação, o material foi coletado para análise e enviado ao Estado. “O que nos preocupa é a vacinação. A parte do município sobre o fluxo, orientação, cuidados, busca ativa, estamos fazendo. Precisamos que a população se atente sobre a importância de se imunizar. A campanha está acontecendo, termina somente dia 1° de junho, então ainda dá tempo. Alguns postos de saúde estão atendendo até mais tarde, aproveite”, afirma.

Robert revela que entre os grupos que compõem o público-alvo, o que mais chama atenção é para vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. “É o grupo que temos mais dificuldade, com apenas 26,17% do público-alvo imunizado, cerca de 10 pontos atrás do de gestantes, que tem 36,92% da cobertura vacinal. É muito importante que os pais levem seus filhos para se vacinar o mais rápido possível”, destaca o diretor. Conforme o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, 45,42% do público-alvo da campanha, que é de 67.598 pessoas, já foi vacinado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por