JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de agosto de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Mortes por Influenza na região deixam Saúde local em alerta

Secretaria Estadual de Saúde divulgou no início da semana mais um informe epidemiológico relacionado à Influenza, com casos confirmados em Araguari, Uberlândia e Ituiutaba

- Por Geórgia Santos Última atualização: 16/05/2018 - 14:50:27.

Foto/ Sandro Neves


Secretaria Municipal de Saúde alerta que a faixa de crianças de seis meses a cinco anos, que integra o público-alvo, é que a menos está procurando pela vacina

Confirmação de óbitos por Influenza no Triângulo Mineiro acende sinal de alerta na Secretaria Municipal de Saúde em Uberaba. Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) divulgou no início da semana mais um informe epidemiológico relacionado à Influenza, com casos confirmados em Araguari, Uberlândia e Ituiutaba. Uberaba não consta na lista, mas é preciso se atentar aos métodos de prevenção, como a vacina contra a gripe.

De acordo com o diretor de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura, Uberaba está em uma posição geográfica que gera preocupação. Diante dos casos registrados na região, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde está monitorando os hospitais e, quando surgem casos suspeitos, é feita a intervenção, e o medicamento está disponível. Robert destaca que ainda não há confirmação de nem um caso em Uberaba, apenas notificação, o material foi coletado para análise e enviado ao Estado. “O que nos preocupa é a vacinação. A parte do município sobre o fluxo, orientação, cuidados, busca ativa, estamos fazendo. Precisamos que a população se atente sobre a importância de se imunizar. A campanha está acontecendo, termina somente dia 1° de junho, então ainda dá tempo. Alguns postos de saúde estão atendendo até mais tarde, aproveite”, afirma.

Robert revela que entre os grupos que compõem o público-alvo, o que mais chama atenção é para vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. “É o grupo que temos mais dificuldade, com apenas 26,17% do público-alvo imunizado, cerca de 10 pontos atrás do de gestantes, que tem 36,92% da cobertura vacinal. É muito importante que os pais levem seus filhos para se vacinar o mais rápido possível”, destaca o diretor. Conforme o último levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba, 45,42% do público-alvo da campanha, que é de 67.598 pessoas, já foi vacinado.

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia