JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 18 de outubro de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

PMU deve receber acervo de Chico Xavier doado pela esposa de Nelson Xavier

O acervo que será disponibilizado é composto por móveis, livros, quadros, troféus, fotos e documentos

Última atualização: 16/05/2018 - 15:44:24.

A Prefeitura de Uberaba, representada pelo presidente da Fundação Cultural, Antônio Carlos Marques, e o museólogo do Memorial Chico Xavier, Carlos Vitor Silveira, fizeram viagem oficial ao Rio de Janeiro na última semana, com o intuito de estudar a possibilidade de receber alguns pertences do ator Nelson Xavier, a partir de uma reunião com sua companheira, Via Negromonte.

Em 2010, Nelson ganhou grande destaque no cinema nacional ao interpretar o papel principal no filme biográfico do médium Chico Xavier. Apesar de não conhecer Chico pessoalmente, o ator se aproximou da história espiritual e da família do médium durante as gravações do filme. Produzido pela Globo Filmes e dirigido por Daniel Filho, o longa foi lançado em 2 de abril de 2010, mesma data em que seria comemorado o centenário de nascimento do líder espiritual. Chico nasceu em 1910 em Pedro Leopoldo-MG e cerca de 31 anos depois, em São Paulo, nascia Nelson Xavier.

Durante a reunião, foram abordados os assuntos relativos ao processo de transferência de pertences de Nelson para o Memorial. O acervo que será disponibilizado é composto por móveis, livros, quadros, troféus, fotos e documentos.

De acordo com Carlos Vitor, os pontos discutidos foram a forma de transferência do acervo para Uberaba, bem como as estratégias para elaboração da exposição dedicada ao ator em consonância e contexto com as linhas de atuação do Memorial.

O ator. Nelson faleceu em 2017, aos 75 anos, em Uberlândia, depois de ter complicações causadas por uma doença pulmonar. A ligação entre médium e ator foi forte e, após interpretar Chico, Nelson reconheceu que o personagem fez uma revolução na vida e na forma de ver a espiritualidade. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia