CIDADE

Transporte clandestino de pessoas será fiscalizado durante ExpoZebu

Com aumento da demanda pelo serviço, fiscais vão verificar a regularidade por meio de blitze nas imediações dos eventos

Geórgia Santos
Publicado em 21/04/2018 às 20:43Atualizado em 16/12/2022 às 04:35
Compartilhar

Neto Talmeli/PMU

Claudinei Nunes, superintendente de Transporte Público, diz que prestadores de serviços autorizados para o transporte escolar não podem atuar no de passageiros em geral

Fiscalização do serviço de transporte de pessoas como táxi, mototáxi e vans será intensificada com o período de festas em torno da ExpoZebu/2018. No fim de mês de abril e início de maio, vários eventos tradicionais acontecem na cidade e a demanda para esse tipo de serviço aumenta muito. Para garantir a segurança de passageiros, fiscais estarão nas ruas para coibir ação de clandestinos.

De acordo com o superintendente de Transporte Público, Claudinei Nunes, a ação acontece em duas situações. A vistoria dos credenciados, uma vez que alguns não regularizaram a situação junto à Prefeitura no período de recadastramento, e, ainda, a fiscalização dos clandestinos, que não possuem qualquer autorização.

Com relação às vans, uma vez que muitos se reúnem e contratam o serviço de transporte para eventos, segundo Claudinei, é preciso ficar atento, pois existe uma permissão específica para esse serviço. “Existe legislações para isso. Se a pessoa for credenciada na Prefeitura para o transporte escolar, é apenas para esse fim. Para fazer o transporte em outras situações é preciso ter autorização e os responsáveis sabem disso. Assim, não adianta apresentar o selo de transporte escolar, que não será permitido, caso esteja transportando passageiros para eventos”, explica o superintendente.

Vale lembrar que cada tipo de transporte possui suas penalidades para clandestinos, porém de forma generalizada, Claudinei destaca que a punição, normalmente, tem um valor significativo e o veículo pode ser apreendido. “Portanto, estaremos de olho, fiscalizando, tanto no período noturno como diurno, e com o acompanhamento da Guarda Municipal. Contudo, os usuários também devem ficar atentos e buscar veículos de confiança, inclusive próximos aos eventos haverá espaço destinado para esse serviço.

Esquema especial de horários e trajetos será oferecido nos dias de eventos

Secretaria Municipal de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), por meio da Superintendência de Transporte Público, fará atendimento especial no transporte coletivo para eventos dos próximos dias. Começando neste domingo (22) com o Codau Cultural, no Parque das Barrigudas, na Univerdecidade.

De acordo com o superintendente Claudinei Nunes, haverá um ônibus identificado para o evento, saindo do terminal Oeste. Além deste, haverá esquema especial das linhas de transporte coletivo que atenderão à ExpoZebu 2018, especialmente nos dias da programação de shows. Com atendimentos extras e rotas especiais para o retorno aos bairros, além de todas as linhas regulares que já passam normalmente pelo Parque Fernando Costa. As informações especiais ficarão disponíveis no aplicativo BusU, na aba “Notícias”. Os ônibus também terão identificação da rota.

A superintendência também montou um esquema para a Copa Inter Atléticas (CIA), que deve reunir mais de seis mil pessoas, sendo 22 cidades com representantes em Uberaba. “Assim, teremos veículos do terminal Oeste para o Centro Olímpico, com frequência programada de 10 minutos ou conforme a demanda de passageiros”, revela Claudinei. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por