CIDADE

Uniube recebe Hemocentro Móvel para doação de sangue

A ação irá acontecer na próxima quarta-feira, dia 25 de abril, das 13 às 17h, no bloco S, campus Aeroporto

Publicado em 22/04/2018 às 18:48Atualizado em 16/12/2022 às 04:35
Compartilhar

A Uniube receberá mais uma vez o Hemocentro Regional de Uberaba para o cadastro de medula óssea e doação de sangue. A ação irá acontecer na próxima quarta-feira, dia 25 de abril, das 13 às 17h, no bloco S, campus Aeroporto, em Uberaba-MG.

A ação tem por objetivo conscientizar colaboradores e universitários sobre a importância da doação voluntária de sangue e promover um momento em que as pessoas possam realizar esta doação. “O fato do hemocentro móvel poder vir ao campus oportuniza, aos que não tem tempo, um momento para doação", afirma a coordenadora da Extensão da Uniube, professora Maria Theresa Laguna.

Para a doação é necessário atender aos pré-requisitos e ter em mãos a documentação original com foto para o cadastro. Será feita uma triagem com um profissional da saúde para a verificação da aptidão para a doação de sangue. “A partir das 13h serão distribuídas as senhas e realizadas as triagens, aí, tendo passado o período de 3 horas após o almoço, o doador apto poderá doar sangue”, explica.

Também vinculada a esta ação, será ministrada no dia 23 de abril uma palestra em comemoração ao Dia Mundial do Hemofílico, que foi no último dia 17. A palestra acontecerá no anfiteatro da biblioteca, na Uniube campus Aeroporto, das 17h50 as 18h50.

Orientações para doar sangue

Para a doação de sangue, é preciso ter entre 18 e 69 anos, pesar mais que 50kg e estar alimentado pela manhã, esperando 3h após o almoço para doar. Não podem doar sangue aqueles que ingeriram bebida alcoólica nas últimas 24 horas, moraram ou viajaram para áreas endêmicas nos últimos 12 meses, mulheres grávidas ou em período de amamentação, usuários de drogas, pessoas que tenham feito tatuagem nos últimos 12 meses e aqueles que receberam transfusões de sangue há menos de um ano.

Podem se cadastrar para a doação de medula óssea a pessoa que se encontra com um bom estado de saúde e que tenha entre 18 e 55 anos. Não podem doar pessoas que tiverem doenças autoimune, cardíacas e riscos de portar DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). Neste caso será coletado uma amostra de 5 ml que será encaminhada para o Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por