CIDADE

Biblioteca Municipal receberá escolas para o lançamento do livro Karu nesta tarde

O livro propõe a valorização da beleza negra, disseminando a cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais nas escolas

Publicado em 16/04/2018 às 07:30Atualizado em 16/12/2022 às 04:44
Compartilhar

A Biblioteca Municipal Bernardo Guimarães receberá nesta segunda-feira (16), às 14h, o lançamento do livro “Karu – Cabeça encaracolada, ideia descolada”. A autora é Heliana Castro Alves, doutora da UFTM. O evento tem o apoio da Fundação Cultural e contará com a presença de escolas.

De acordo com a autora Heliana Castro Alves, o livro surgiu a partir da necessidade de valorização da beleza negra nas escolas e principalmente considerando a Lei 10.639/11.645, que prevê o ensino da história da África, da cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais nas escolas. “Ainda hoje vemos as manifestações de racismo, discriminação racial e preconceito no contexto escolar, que às vezes acontece de forma muito subliminar. Eu sempre fui muito sensível a esta questão e escrevi esta história, que está relacionada aos meus projetos de extensão e pesquisa na Universidade”.

As escolas públicas e particulares interessadas em participar em receber o lançamento do livro podem entrar em contato com Heliana Castro Alves pelos telefones 3316-4128 e 98876-6893. O email é [email protected].

Além da apresentação do livro Karu, o evento terá a participação do Coletivo Afrontar-se e do grupo de teatro infantil “Pés em Cena”, da Escola Municipal Santa Maria. A professora de teatro e diretora do grupo, Ana Elisa Gonçalves, conta que a peça é uma adaptação do livro para obra teatral. “São 18 alunos envolvidos e a apresentação também conta com dança, poemas e música dentro do contexto afro-brasileiro. O grupo já tem 3 anos e já participou de mostras e festivais de teatro na cidade de Uberaba”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por