CIDADE

Obras de revitalização do centro começam apenas no fim de abril

A intenção é realizar a revitalização do calçadão de forma fatiada, para que não esteja interditado totalmente, evitando transtornos

Geórgia Santos
Publicado em 24/03/2018 às 07:27Atualizado em 16/12/2022 às 05:20
Compartilhar

Sandro Neves

Enquanto não se realizam a obra de recuperação do piso e a devida revitalização, o calçadão continua oferecendo riscos a quem passa pelo local

Obras para revitalização do calçadão e da praça Rui Barbosa devem começar no fim do mês de abril. Na próxima semana deverá ser assinado o contrato com a empresa vencedora da licitação, a Quatro Construções, e também deve ser apresentado à Prefeitura o cronograma de execução de obras.

No projeto, que recebeu o nome “Espaço Artur Machado”, será realizada a revitalização do calçadão entre a rua Governador Valadares e a praça Rui Barbosa. Entre as ações planejadas está alteração dos pontos de ônibus, que serão instalados na praça, com espaço para carga e descarga. Também contempla via compartilhada na Vigário Silva e Leopoldino de Oliveira, para maior fluxo de pedestres, respeitando normas de travessia. A contrapartida dos comerciantes é a padronização dos letreiros das lojas, de 50cm a 70cm.

De acordo com o secretário de Obras, Nagib Facury, no calçadão e na praça será colocado artefato de concreto, fabricado pela empresa. É preciso que esteja pronto para começar de fato a obra. “Se começarmos antes disso, como, por exemplo, com o serviço de drenagem, corremos o risco de concluir as atividades antes que este artefato esteja pronto. No cronograma estarão o período de fabricação do elemento e as etapas para assentamento”, diz.

A intenção é realizar a revitalização do calçadão de forma fatiada, para que não esteja interditado por completo, evitando transtornos aos transeuntes e ao comércio. Os trabalhos devem ser realizados em três turnos, por 24h, para que o acesso às lojas não seja prejudicado. “Acredito que o andamento seguirá conforme o previsto, embora ainda tenha um período de chuva, mas acho que não vai atrapalhar. O contrato prevê seis meses, sendo 60 dias para o calçadão, e com previsão de trabalho noturno”, explica o secretário. Nagib destaca que durante a obra o Codau estará envolvido para implantação de rede de água pluvial. E vale lembrar que ainda deverá ser realizada reunião com comerciantes para alinhar o andamento da obra para gerar o impacto mínimo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por