CIDADE

Movimento para regularização de títulos cancelados ainda é pequeno em Uberaba

Em Uberaba, cidade que teve o maior índice de comparecimento, foram 193.407 (81,56%) eleitores que realizaram a biometria no prazo

Publicado em 13/03/2018 às 12:03Atualizado em 16/12/2022 às 05:37
Compartilhar

 Apesar do grande número de títulos cancelados em virtude do não comparecimento ao recadastramento biométrico no prazo (finalizado em 9 de fevereiro), a procura pela regularização nos postos da Justiça Eleitoral em Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia está bem aquém da capacidade instalada após a retomada do atendimento. O prazo para regularizar os títulos cancelados a tempo de votar nas Eleições 2018 é 9 de maio, mas o TRE recomenda que os eleitores o façam o quanto antes, para evitar filas e inconveniências na última hora.

Em Uberaba, a média até o momento tem sido de 654 atendimentos neste mês, mas seria possível atender a quase mil pessoas. Em Uberlândia, a média de atendimentos de março é de 1.627, podendo atender até dois mil eleitores por dia.

O eleitor que regularizar o título cancelado manterá o mesmo número do título. Também é importante lembrar que não há cobrança de multa para os eleitores que tiveram o título cancelado por causa do recadastramento biométrico. Apenas terá que pagar alguma multa o eleitor que estava com débitos com a Justiça Eleitoral, por exemplo, pelo não comparecimento a eleição.

Quem perder o prazo, além de não poder votar nas Eleições 2018, aqueles com voto e alistamento obrigatório (entre 18 e 70 anos) não terão quitação eleitoral – necessária para alguns procedimentos da vida civil, como tirar o passaporte e fazer matrícula em instituição de ensino.

Como regularizar. Para regularizar a situação, o eleitor, para facilitar, pode agendar o atendimento e comparecer no dia, horário e local marcados com documento de identificação oficial e comprovante de endereço. O agendamento pode ser feito pelo site do TRE-MG ou pelo Disque-Eleitor (148). Consulte os locais de atendimento

Balanço. Os números apurados pelo TRE somam em 333.831 eleitores das quatro cidades que não fizeram o recadastramento biométrico até 9 de fevereiro. Esse número ainda pode sofrer pequenas alterações devido a processamento por parte do TSE. Em Betim, 231.335 (78,09%) eleitores fizeram a biometria no prazo. Em Contagem, foram 355.765 (74,70%) eleitores que compareceram. Em Uberaba, cidade que teve o maior índice de comparecimento, foram 193.407 (81,56%) eleitores. Em Uberlândia, 400.355 (79,54%) eleitores fizeram o recadastramento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por