CIDADE

Em assembleia, ex-funcionários e credores decidem pela falência da Copervale

A empresa está em recuperação judicial desde 2013. Ao todo, compareceram 69 pessoas

Publicado em 01/03/2018 às 14:55Atualizado em 16/12/2022 às 01:41
Compartilhar

Ex-funcionários e credores da Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Copervale) de Uberaba se reuniram em assembleia na tarde de quarta-feira (28). A empresa está em recuperação judicial desde 2013. Ao todo, compareceram 69 pessoas; a maioria votou pela decretação da falência.

De acordo com a administradora judicial da cooperativa, Elizete Seixlack, a reunião foi convocada tendo em vista o fim do prazo para o cumprimento dos requisitos da Lei de Recuperação. Um deles é o pagamento dos credores, que deve ser feito neste mês e já ultrapassa R$ 55 milhões. A administradora informou, ainda, que as decisões da assembleia serão encaminhadas à Vara Empresarial de Recuperação Judicial. No processo já foram leiloados alguns bens da empresa para quitação de débitos; foram vendidos dois dos vinte e cinco pertencentes à Copervale. Caso a falência seja decretada, a unidade produtiva às margens da BR-262 será leiloada para quitação de dívidas da empresa.

A Copervale foi fechada em 2013 e desde então está em situação de abandono. Boa parte dos equipamentos, inclusive, foi furtada; a estrutura foi destruída por vândalos. Denúncias no ano de 2007 de que a cooperativa estaria adulterando o leite integral levaram a Polícia Federal a deflagrar a operação Ouro Branco, que prendeu 27 pessoas, incluindo o ex-presidente da empresa, Luiz Gualberto.

Suspensão. No início da votação, representantes do fundo de investimento que adquiriu ações da Copervale pediram a suspensão da assembleia por 30 dias. Contudo, o pedido foi negado e a maioria votou pela falência da empresa. O advogado da cooperativa explicou que o pedido foi por causa do curto tempo para entrar em acordo com os devedores. Na opinião dele, a decretação da falência não é vantajosa para os credores.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por