CIDADE

Falta de fitas para teste de glicemia na rede pública preocupa diabéticos

Pai de criança com a doença aponta que, após a redução do número de fitas, agora o produto está faltando e ele teme que possa haver nova redução

Geórgia Santos
Publicado em 22/02/2018 às 14:44Atualizado em 16/12/2022 às 06:08
Compartilhar

 Reprodução

Fitas que já foram repassadas 100 para cada paciente acabaram diminuídas para 50 e agora estão faltando na rede pública

Falta de fitas para teste de glicemia preocupa família de paciente com diabetes. Na última vez que esteve na Farmácia de Acolhimento, a família teria sido informada pelos atendentes que o produto estava em falta porque o pagamento ao fornecedor não estava em dia. A situação preocupa os usuários, pois nos últimos tempos houve redução no repasse das fitas e o insumo não é barato nas farmácias.

De acordo com o advogado Mauro Morais de Oliveira, no início, buscava para filha, que possui diabetes, 100 fitas por mês. Depois esse número caiu para 50 fitas mensais e hoje são 50 fitas a cada 50 dias. “Seguindo esse prazo, nesta terça-feira a minha esposa esteve na farmácia e disseram que não tinha o insumo, e pediram que eu voltasse no dia 7 de março para buscar”, afirma.

Mauro destaca que a filha usa, em média, de quatro a cinco fitas por dia, a quantidade de fitas disponibilizada não é suficiente para atender ao prazo. Todos os meses é preciso comprar um novo pacote, que custa, em média, R$100, com 50 fitas, nas farmácias particulares. “Um valor que não é barato, levando em consideração os demais gastos. Essa falta do produto me preocupa, pois temo que façam uma nova redução no repasse”, diz.

A situação foi repassada à assessoria de imprensa da Prefeitura e, conforme a nota encaminhada, as fitas para teste de glicemia são repassadas pelo Estado ao município, que, por sua vez, segue o mínimo da deliberação, sendo insuficiente para atender a toda a demanda atual. A Secretaria Municipal de Saúde foi comunicada que, a partir de agora, o Estado enviará ao município verba para aquisição das fitas, não mais o produto. Contudo, conforme a nota, o Estado irá repassar valor menor que a necessidade, sendo que a redução do Estado foi de aproximadamente 60% das tiras.

Estado diz que quantidade de repasse foi pactuada com os municípios

Superintendência Regional de Saúde diz que tiras reagentes destinadas ao monitoramento da glicemia capilar são distribuídas com base no valor per capita pactuado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite.

De acordo com a nota encaminhada ao Jornal da Manhã, o fornecimento de insumos para diabetes é pactuado em Minas Gerais. Os municípios são responsáveis pela dispensação dos itens à população, podendo elaborar protocolos clínicos próprios que estabeleçam o quantitativo de tiras reagentes a serem entregas para cada paciente. Se o quantitativo de tiras reagentes não atender à demanda, os próprios municípios devem se responsabilizar pela aquisição complementar do insumo.

Em relação à redução do valor, segundo a nota enviada, não houve, e sim um acréscimo concedido aos municípios que aderiram ao novo modelo de Estratégia da Regionalização da Assistência Farmacêutica (Eraf), que é caso de Uberaba. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por