CIDADE

Balanço aponta inserção de 820 jovens no mercado de trabalho

Na avaliação do presidente da Feti/Uberaba, o principal desafio é convencer os empregadores da contratação dos jovens

Publicado em 22/02/2018 às 14:49Atualizado em 16/12/2022 às 06:09
Compartilhar

Informações divulgadas pelo Ministério do Trabalho evidenciam números positivos para a Fundação de Ensino Técnico Intensivo de Uberaba (Feti), que fechou o ano de 2017 com a inserção de 820 jovens no mercado de trabalho. Tendo em vista que Uberaba tem 328.272 habitantes, segundo dados recentes do IBGE, o número é ainda melhor, já que se assemelha às estatísticas de estados inteiros e mais populosos que a cidade. É o caso do Acre, por exemplo, que tem 829.619 e fechou o ano com a inserção de 909 jovens; do Amapá, com 797.722 moradores e 843 jovens inseridos no mercado de trabalho; e de Roraima, com 522.636 habitantes e 775 jovens inseridos.

Os números da Feti relativos a 2017 foram fechados em definitivo na semana passada, e os dados do Ministério do Trabalho foram divulgados dia 16 de fevereiro, sexta-feira. De acordo com o relatório, 386.791 jovens foram contratados de janeiro a dezembro do ano passado no Brasil, com São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro liderando o ranking, nesta ordem.

Na avaliação do professor Eduardo Callegari, presidente da Feti/Uberaba, o principal desafio é convencer os empregadores de que pode ser vantajoso para as empresas contratar jovens aprendizes. “Os programas de aprendizagem, como o que a Feti oferece através dos seus departamentos de Iniciação Profissional e do Bem-Estar do Menor (Probem), são oportunidades muito importantes para que os jovens se preparem para o futuro profissional, ao mesmo tempo em que oferecem aos empregadores a oportunidade de ajudar na formação destes jovens”, avalia.

Para o presidente da Feti, o empregador tem a chance de conduzir o perfil dos seus empregados, além de contar com jovens aprendizes preparados em todos os sentidos - inclusive no que se refere à saúde, segurança, convivência, cidadania e respeito no trabalho.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por