CIDADE

Pacientes com transtornos mentais ganham nova Residência Terapêutica

Cada Residência Terapêutica conta com dois cuidadores por período e um técnico em enfermagem

Publicado em 21/02/2018 às 15:01Atualizado em 16/12/2022 às 06:10
Compartilhar

Nova Residência Terapêutica (RT) do Serviço Integrado de Saúde Dona Maria Modesto (Antigo Sanatório Espírita) foi inaugurada nesta terça-feira (20), para atender a pacientes com transtornos mentais que estavam há mais de dois anos na instituição.

Cada Residência Terapêutica conta com dois cuidadores por período e um técnico em enfermagem para mediar a organização da rotina, de acordo com a necessidade de cada paciente, com o objetivo de incentivar a apropriação dos próprios moradores aos cuidados das casas. Atividades como arrumar a própria cama, lavar a roupa e servir a própria comida estão entre as ações que reforçam a retomada da iniciativa e autonomia depois de anos em internação. Os residentes da RT passaram por adaptação antes da mudança e tiveram a oportunidade de escolherem seus quartos, além de serem inseridos nos CAPS, com plano terapêutico definido para continuar o acompanhamento psicossocial.

Valter Moreira, presidente do Serviço Integrado de Saúde Dona Maria Modesto Cravo, aponta que o Serviço Residencial Terapêutico faz parte de uma adaptação à legislação sobre internações psiquiátricas para continuar os trabalhos. “Já pensou se a gente fracassasse nessa missão? O que seria da vida da gente, a responsabilidade? Então um pouquinho que a gente vai fazendo é em benefício desses nossos amigos que estavam internados permanentemente no sanatório”, reflete Moreira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por