CIDADE

Escolas da rede estadual na cidade passam a ter iluminação de LED

Em Uberaba, a primeira a receber o benefício será a Escola Estadual Professor Hildebrando Pontes

Thassiana Macedo
Publicado em 21/02/2018 às 11:25Atualizado em 16/12/2022 às 06:11
Compartilhar

Um total de 16 escolas estaduais no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba vão receber iluminação com tecnologia LED por meio do Programa Energia Inteligente da Cemig. A iniciativa vai gerar economia de energia para as instituições de ensino em todo o Estado, além de criar a oportunidade de reverter investimentos públicos para outras áreas prioritárias das instituições. Em Uberaba, a primeira a receber o benefício será a Escola Estadual Professor Hildebrando Pontes, no bairro Fabrício.

A partir de março, o programa deve realizar a substituição de luminárias e lâmpadas ineficientes por outras com tecnologia LED. Ao todo, a Cemig irá substituir equipamentos em 151 instituições e a energia economizada será da ordem de 2.000 MWh/ano, montante suficiente para atender mais de 1.400 residências num período de um ano.

Segundo o analista de comercialização da Cemig, Neander Geraldo Resende Lima, o objetivo é promover a cultura de consumo consciente e sustentável, reduzindo impactos para o meio ambiente e gerando benefícios para toda a sociedade. “A instalação de lâmpadas de tecnologia LED também contribui nesse sentido, visto que posterga a necessidade de investimentos no sistema elétrico, além de disseminar os benefícios da eficiência energética junto aos profissionais da escola, alunos, poder público e comunidade para a mudança dos hábitos de consumo”, afirma.

O analista explica ainda que a medida vai diminuir significativamente a necessidade de manutenções e trocas dos equipamentos, o que vai reduzir custos para as escolas e melhorar a qualidade da iluminação para os alunos, professores e demais frequentadores da instituição de ensino. Em atendimento à determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Cemig afirma que também vai realizar a reciclagem dos materiais e equipamentos substituídos, garantindo a correta destinação dos resíduos gerados na substituição da iluminação das escolas.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por