JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 19 de agosto de 2018 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Quarta-feira de Cinzas: missas terão horários especiais em diversas paróquias

A data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte

Última atualização: 14/02/2018 - 11:26:46.

A quarta-feira de Cinzas representa o primeiro dia da Quaresma e é uma data celebrada por alguns elementos da comunidade cristã. De acordo com a Arquidiocese de Uberaba, a data é um símbolo do dever da conversão e da mudança de vida, para recordar a passageira fragilidade da vida humana, sujeita à morte. Coincide com o dia seguinte à terça-feira de Carnaval e é o primeiro dos 40 dias (Quaresma) entre essa terça-feira e a sexta-feira (Santa) anterior ao domingo de Páscoa, quando é celebrada a Paixão de Cristo.

A Quaresma é tida como o tempo de penitência e oração mais intensa. Hoje é celebrada a tradicional missa das cinzas. As cinzas utilizadas neste ritual provêm da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. A estas cinzas mistura-se água benta. De acordo com a tradição, o celebrante desta cerimônia utiliza essas cinzas úmidas para sinalizar uma cruz na fronte de cada fiel, proferindo a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Para os cristãos, a Quaresma é a lembrança dos quarenta dias que Cristo passou no deserto e também dos quarenta anos que os judeus caminharam até chegarem à Terra Prometida. É o período de penitência e preparação para a Páscoa. Na Quarta-feira de Cinzas (e na Sexta-feira Santa) a Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem jejum e a não comerem carne. Esta tradição já existe há muitos anos e tem como propósito fazer com que os fiéis tomem parte do sacrifício de Jesus.

Horários de Missas em Uberaba


Em Uberaba, desde cedo são celebradas diversas missas para marcar o dia. Confira o horário de cada missa nas paróquias da cidade, conforme divulgado pela Arquidiocese de Uberaba:

· Santuário da Medalha 7h e 19h
· Hospital São Domingos 17h
· Paróquia Santa Teresinha 19h
· Paróquia São Judas 19h
· Paróquia Santa Luzia 19h
· Paróquia da Catedral 19h30
· Paróquia São Mateus 19h30
· Paróquia Sagrada Família 19h30
· Paróquia Santa Bárbara 19h30
· Paróquia São Paulo 19h30
· Paróquia São Galvão 19h30
· Paróquia Santa Maria 19h30
· Paróquia Santo Expedito 19h30
· Paróquia São José (Gameleira) 19h30
· Paróquia São José (Tutunas) 19h30
· Igreja Divino Espírito Santo 19h30
· Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores 19h30
· Paróquia Santo Antônio 19h30 (comunidade Nossa Sra. Aparecida – Josa Bernardino)
· Comunidade São João Batista e Paróquia São Miguel Arcanjo 19h30

O arcebispo, Dom Paulo, irá celebrar às 19h30 missa na Paróquia de Nossa Sra. do Rosário (Uberaba 1).

Fonte: Portal Significados e Arquidiocese de Uberaba

Notícias Relacionadas

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia