CIDADE

Superintendente diz que LIRAa revela risco de epidemia de dengue

Conforme levantamento divulgado pela Secretaria de Saúde, o primeiro LIRAa do ano registrou percentual médio de 8,7%

Geórgia Santos
Publicado em 06/02/2018 às 07:09Atualizado em 16/12/2022 às 06:35
Compartilhar

Superintendência de Saúde diz que índice de infestação em Uberaba é preocupante e o maior da regional. Conforme levantamento divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, o primeiro LIRAa do ano registrou percentual médio de 8,7%. Diante deste resultado, a preocupação é quanto a circulação de um novo tipo de vírus da dengue, como tipo 4, que até o momento em Uberaba foram registrados poucos casos.

O LIRAa feito no mês de janeiro foi o maior desde que é feita a medição.  Nem mesmo em 2012, quando houve epidemia da doença no Município, o índice não foi tão alto. Quanto à região Triângulo Sul, de acordo com o superintendente de Saúde, Ivan José da Silva, Uberaba foi a cidade que registrou o maior índice, seguida de Frutal, com 5,4% de infestação. O número populacional e o tamanho do município não interferem no levantamento, pois o cálculo é mesmo. 

“São quatro tipos de vírus da dengue. Em Uberaba, conforme o histórico, houve registro de circulação dos vírus tipo 1 e 2, com maior frequência. Sendo assim, grande parte da população está imune a estes tipos. Por outro lado, temos uma prevalência muito baixa do vírus tipo 4 na região, e com o índice larvário tão alto como está agora se, por algum motivo, esse vírus entrar na nossa região, sobretudo Uberaba, nossa população não estará imune e o risco de ter uma epidemia é muito grande”, explica o superintendente.

A situação fica ainda mais preocupante diante do período de carnaval, em que as pessoas viajam para diversos locais, regiões que já possuem o vírus tipo 4 circulando, como São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás, entre outras localidades, e podem trazer o vírus para Uberaba. “Portanto, é preciso ficar alerta. Já disponibilizamos veículos para o fumacê nos bairros, e junto com a Secretaria de Saúde intensificamos os mutirões de limpeza e visitas domiciliares. A população também deve fazer a sua parte, e realizar a limpeza do quintal, retirar materiais que acumulam água”, afirma. 

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por