CIDADE

Folia de Reis Estrela do Oriente realiza sua tradicional festa

Em Uberaba, a Folia de Reis Estrela do Oriente realiza, há 56 anos, seu tradicional festejo, com extensa programação hoje

Publicado em 21/01/2018 às 15:35Atualizado em 16/12/2022 às 07:02
Compartilhar

No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, que são as festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias para a celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país onde são realizadas. Em Uberaba, a Folia de Reis Estrela do Oriente realiza, há 56 anos, seu tradicional festejo, com extensa programação hoje.

Depois de levar para as residências uberabenses toda a religiosidade e fé dos Reis Magos, ofício que é passado de geração em geração desde o saudoso capitão Sebastião Mapuaba, cuja herança vem se fortalecendo nos dias atuais, a programação da grande festa começa hoje, a partir de 11h. Com a batuta, o capitão Marcos Antônio, o Marcão, conduzirá a procissão da rua José Abdanur Racci, nº 132, no Antônia Cândida, em cortejo pelas principais ruas dos bairros, até o Centro Étnico “Sebastião Mapuaba”, na rua Nilton Rosa Nunes, nº 11, Elza Amui 2.

Quando chegarem ao Centro Étnico, os festeiros participarão da reza do Terço, seguida do tradicional almoço e da coroação dos novos festeiros. Após os festejos religiosos, haverá pagode com o grupo Flor da Idade, fechando com apresentação de Clever Teixeira.

Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro acontece entre 1º e 6 de janeiro, quando as chamadas “companhias” vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, caixas e instrumentos de corda. Alguns vestem fardas e o restante dos componentes usa uniforme. Segundo a tradição, os versos só podem ser cantados na casa da pessoa com uma imagem do menino Jesus na manjedoura ou um presépio. Aqueles que recebem a visita do Reisado devem oferecer alguma comida a seus integrantes, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por