JM Online

Jornal da Manhã 46 anos

Uberaba, 24 de junho de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Idosos acima de 70 anos não terão documento cancelado

Segundo o TSE, esse grupo de eleitores, cujo voto é facultativo, não terão o CPF cancelado, caso não consigam fazer o recadastramento

- Por Thassiana Macedo Última atualização: 20/01/2018 - 21:47:21.

Muitas são as dúvidas em torno da obrigatoriedade do recadastramento biométrico para os eleitores acima de 70 anos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esse grupo de eleitores, cujo voto é facultativo, não terão o CPF cancelado, caso não consigam fazer o recadastramento biométrico dentro do prazo, que termina no dia 9 de fevereiro. A regra vale apenas para eleitores de 18 a 69 anos, ainda obrigados a votar.

Ainda de acordo com o TSE, apesar de serem eleitores facultativos, os idosos acima dos 70 anos que ainda desejarem continuar a exercer o direito ao voto devem ser recadastrados. A Central de Atendimento ao Eleitor fica na rua Doutor Lauro Borges, nº 97, bairro Estados Unidos. É importante lembrar que é garantido ao idoso o atendimento preferencial. O atendimento de segunda a sexta é de 10h às 18h, e aos sábado e domingos, das 9h às 13h.

Porém, o eleitor com mais de 70 anos não terá o CPF cancelado caso não faça a biometria, apenas o título de eleitor. Por ser voto facultativo, o cancelamento do título não acarretará outras consequências. Segundo a Receita Federal, nesses casos o cancelamento do título não acarreta prejuízos, como suspensão do passaporte, CPF, aposentadoria, etc.

Em Uberaba, mais de 155 mil eleitores já fizeram o recadastramento biométrico, o que corresponde a 66% do eleitorado. A expectativa do chefe de cartório da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Barbosa Petermann, é que, até o dia 9 de fevereiro, pelo menos 75% dos eleitores estejam regularizados.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia