CIDADE

SMS volta a alertar à população para vacinação contra Febre Amarela

O macaco não transmite a doença, ele é vítima e serve como indício que o vírus da doença pode estar na região

Publicado em 17/01/2018 às 08:24Atualizado em 16/12/2022 às 07:08
Compartilhar

Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba volta a alertar a população com relação à vacinação contra a Febre Amarela. Quem não foi vacinado nenhuma vez contra a doença está exposto e deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para se vacinar. Podem ser vacinadas crianças de 9 meses a adultos até 59 anos que não receberam nenhuma dose; aqueles acima de 60 anos devem ter orientação médica. Quem vacinou uma única vez, já está protegido. Até o momento não há notificação de casos com suspeitas e as medidas adotadas são preventivas.

A recomendação da SMS volta a ser feita, visto que no início desta semana, na segunda-feira (15), o departamento de Vigilância em Saúde recebeu denúncia de um macaco morto na região do bairro Rural de Santa Rosa. A equipe se deslocou até o bairro e seus arredores, mas não encontrou o animal. “Não encontramos nenhuma evidência no local que nos foi passado e nem nos arredores. De todo modo, checamos toda denúncia e estamos atentos a esta questão. Em Santa Rosa, mediante a denúncia, a equipe já reforçou a vacinação e está atuando preventivamente”, afirmou Nelson Rannieri, diretor da Vigilância em Saúde.

Ele lembra também que o macaco não transmite a doença, mas sim é vítima do mosquito e serve como indício de que há circulação do vírus da doença na região.

Com foco em evitar problemas relativos à Febre Amarela, a SMS tem atuado também nas Unidades de Saúde das zonas rural e urbana, UPAs e hospitais, solicitando que redobrem a atenção com relação a notificação de pacientes com sintomas da doença. A secretaria reforça pedido à população para que seja informada sobre qualquer primata morto na região.

“Até o momento não há notificações de casos suspeitos, mas independentemente disso é preciso estar alerta. Quem não vacinou deve ir à Unidade de Saúde e, por sua vez, os profissionais de saúde do município têm que ficar atentos a qualquer sintoma da doença”, explica o diretor.

A denúncia de primatas mortos deve ser feita ao departamento de Zoonoses pelo número 3317-4660 e 3315-4173.

As unidades estão abastecidas com a vacina e a imunização acontece em dias de terça e quinta-feira, das 7h às 17h. De preferência leve o cartão de vacina para averiguação. Reforçand Quem já foi vacinado uma única fez já está imune a doença. Quem ainda não tomou a vacina ou não sabe se já foi imunizado contra febre amarela, deve procurar a unidade de saúde mais próxima, principalmente se for viajar para locais em que há informação de circulação do vírus ou fazer turismo rural.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por