CIDADE

Pais antecipam compra de material escolar e vendas aumentam 5%

No fim de dezembro já era possível perceber um fluxo maior de clientes nas lojas, mas, assim que começou o mês de janeiro, o movimento aumentou significativamente

Geórgia Santos
Publicado em 14/01/2018 às 09:08Atualizado em 16/12/2022 às 01:47
Compartilhar

Jairo Chagas

Quem precisa comprar material didático não deve deixar para a última hora, para não ter problema com a entrega

Movimento nas papelarias de Uberaba aumenta com a venda de materiais escolares. No fim de dezembro já era possível perceber um fluxo maior de clientes nas lojas, mas, assim que começou o mês de janeiro, o movimento aumentou significativamente e deve ser ainda maior nos próximos dias.

Valdir de Assis Lemos de Oliveira é proprietário de uma papelaria e livraria de Uberaba e, de acordo com ele, foi possível perceber que alguns anteciparam as compras no mês de dezembro por conta dos livros didáticos, pois é preciso encomendar, e, para não correr o risco de ficar sem o livro quando voltarem as aulas, as compras foram feitas mais cedo. Outros - grande parte das pessoas - esperaram pelo pagamento do salário de janeiro, por isso o movimento está maior, e a tendência é aumentar ainda mais nas próximas semanas.

“Com relação ao ano anterior, percebi um aumento nas vendas de pelo menos 5%, o ano começou bem para o setor. Aqueles que ainda não fizeram as compras podem se preparar, pois encontrarão lojas movimentadas. Aqueles que precisam comprar material didático não devem deixar para os últimos dias do mês, pois podem ter problema com a entrega antes de voltarem as aulas. Agora, aqueles que vão comprar apenas produtos de papelaria não correm o risco de ficar sem, mas podem encontrar lojas lotadas”, explica.

Com relação aos preços, Valdir revela que os valores estão bem atrativos. “Na minha loja, por exemplo, são poucos os produtos que estão mais caros que o ano passado. Na maioria consegui segurar os preços e os valores são os mesmos. Então, acredito que o consumidor pode encontrar valores acessíveis”, diz.

Vale lembrar que recentemente a Fundação Municipal de Defesa e Proteção do Consumidor (Procon Uberaba) divulgou pesquisa de materiais escolares. O levantamento foi realizado em seis estabelecimentos, entre os dias 5 e 9 de janeiro de 2018. Dos 65 itens pesquisados, 47 deles apresentaram variação de preço superior a 50%. 

Ipem-MG alerta para aquisição de produtos certificados pelo Inmetro. Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (Ipem-MG) alerta pais e responsáveis no momento da aquisição dos artigos da lista escolar. É preciso adquirir produtos certificados com o selo de conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O selo do Inmetro indica que os produtos foram aprovados nos testes e não oferecem riscos à segurança das crianças se utilizados de acordo com as recomendações da faixa etária e de instruções de uso. O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades em algum produto pode registrar o fato à Ouvidoria do Ipem-MG, por meio do formulário Fale Conosco, presente no site do instituto, no telefone 0800-0335-335, ou pelo endereço eletrônico [email protected].

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por