CIDADE

Farmácias das UPAs já atenderam 300 pessoas em uma semana de funcionamento

Mais de 9 mil itens foram dispensados. Farmácias atendem apenas urgência e emergência

Publicado em 11/01/2018 às 08:22Atualizado em 16/12/2022 às 07:20
Compartilhar

Farmácias das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) São Benedito e Parque do Mirante completaram uma semana de atendimento e os números apontam que 300 pacientes foram atendidos desde a abertura no dia 2 de janeiro até terça-feira, dia 9. Mais de 9 mil itens foram dispensados neste período. As farmácias funcionam de segunda a sexta-feira das 18h às 22h, enquanto sábados, domingos e feriados o atendimento é das 7h às 19h.

Rodrigo Rodrigues Silva, farmacêutico do Departamento de Assistência em Farmácia, destaca o resultado positivo da implantação das farmácias. “Estamos lidando com um vazio assistencial que era o atendimento no período em que as Farmácias Básicas estão fechadas. Quem não tinha condições de comprar o medicamento tinha que esperar até o dia seguinte ou após o final de semana ou feriado para comprar o remédio. O corpo médico das UPAs notou uma relação direta dessa situação com pacientes que retornam na mesma semana”, explica Rodrigo.

A expectativa do impacto assistencial das Farmácias nas UPAs é que cerca de 50% das 22 mil pessoas que passam pelas UPAs por mês, totalizando 13 mil pessoas sairão das unidades com receita e medicamento na mão.

As farmácias das UPAs atendem apenas as prescrições da própria unidade, que incluem cerca de 60 itens de urgência e emergência. Os 120 itens padronizados pelo município podem ser encontrados nas Farmácias Básicas que atendem a rede. Estão disponíveis antimicrobianos sistêmicos e tópicos, analgésicos e antitérmicos, antialérgicos, anti-inflamatórios, sais para reidratação oral, anti-helmínticos, entre outros medicamentos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por