CIDADE

Mais de 100 mil eleitores podem ter o título cancelado se não fizerem biometria em Uberaba

O não comparecimento para a biometria restringe emissão de passaportes e inscrição no Minha Casa Minha Vida, por exemplo

Publicado em 28/12/2017 às 09:17Atualizado em 16/12/2022 às 07:44
Compartilhar

O prefeito de Uberaba Paulo Piau recebeu representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) nesta quarta-feira (27), para orientar aos secretários, representantes da Câmara de Vereadores e de entidades classistas sobre o prazo para o recadastramento eleitoral por meio da biometria. Até o momento, menos de 60% dos eleitores fizeram o procedimento de biometria e mais de 100 mil pessoas podem ter o título cancelado. O prazo para o recadastramento é 9 de fevereiro. 

De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral zona 326ª Telma Luzia do Prado, as pessoas que não procurarem a central até a data estipulada, além do título cancelado poderá perder benefícios sociais, como o cadastramento no Minha Casa, Minha Vida, CadÚnico e, até mesmo, no cartão saúde para o SUS, que passará a valer a partir de 2018 em Uberaba. Ela reforça que o eleitor deixará de cumprir as suas obrigações eleitorais, além de ter acesso restrito a abertura de contas, inscrições em concursos e emissão de passaportes, por exemplo.

Piau comenta que biometria não é simplesmente ter ou não o título de eleitor. “Não é somente para votar. É um documento necessário para quase tudo, para os candidatos ao Bolsa Família, tirar um documento público e até inscrição para concurso”, ressalta.

Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral, Uberaba possui 228.306 eleitores e apenas 58% fizeram o novo cadastramento biométrico, ou seja, apenas 136 mil.

O cidadão também pode fazer o agendamento do atendimento pelo número 148 Disque-Eleitor ou ainda pelo site, clicando aqui. A Central de Recadastramento está situada na rua Lauro Borges, número 97, no bairro Estados Unidos, com atendimento das 10h às 18h.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por