CIDADE

A 15 dias do fim do prazo, 600 idosos ainda não atualizaram informações no Cadastro Único

Recadastramento termina no dia 31 de dezembro e até agora não há qualquer sinalização de que haverá prorrogação

Geórgia Santos
Publicado em 15/12/2017 às 07:26Atualizado em 16/12/2022 às 08:10
Compartilhar

Reprodução

Idosos que ainda não fizeram o cadastramento devem procurar o CRAS mais perto de casa para fazê-lo

Prazo para atualização ou inscrição obrigatória de idosos no Cadastro Único termina neste mês e cerca de 600 ainda não realizaram o procedimento em Uberaba. Conforme levantamento divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, 2.683 idosos devem realizar a atualização de dados e, até o início do mês de dezembro, 2.083 compareceram. O Governo Federal não acena com a possibilidade de prorrogação de prazo, que se encerra em 31 de dezembro.

As pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos acima de 65 anos que não possuem renda, devem realizar o procedimento. De acordo com a referência técnica Vânia Guarato, o Governo Federal enviou cartas para todos que estão na listagem. Portanto, estão cientes do que precisam fazer, a não ser que mudaram de endereço e não comunicaram ao INSS e nem à assistência social. Mas, independente disso, Vânia destaca que foi feita ampla divulgação na mídia.

“O movimento de idosos nos procurando para cadastramento em dezembro aumentou muito, mas ainda restam muitos beneficiários e o prazo termina dentro de apenas duas semanas. Existe recomendação do Conselho Nacional de Assistência solicitando a prorrogação do prazo ao governo, mas, até o momento, ele ainda não se posicionou sobre o assunto”, explica a referência técnica.

Aqueles que não realizarem o procedimento terão o benefício do mês de janeiro suspenso e, para conseguir receber novamente, terá de procurar o INSS e, também, a Secretaria de Desenvolvimento Social para fazer o cadastro e voltar a ter o pagamento. “As pessoas devem evitar que isso aconteça, pois pode demorar de dois a três meses para o benefício ser retomado e sabemos que é um auxílio que faz falta para o idoso”, revela.

Sendo assim, Vânia pede ao idoso que recebe o BPC para que procure o CRAS mais perto de sua casa, questione se está nesta lista e, se tiver, faça a atualização. Se não souber qual é o CRAS que deve procurar, pode ligar na secretaria, 3331-2424 ou 3331-2404, para se informar sobre o local.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por