CIDADE

Terminam hoje inscrições do vestibular de Pedagogia e Matemática da Faceub

Com 60 anos de experiência no ensino básico, o Colégio Dr. José Ferreira passou a investir na preparação de professores

Thassiana Macedo
Publicado em 15/12/2017 às 07:28Atualizado em 16/12/2022 às 08:10
Compartilhar

Arquivo

Danival Roberto Alves, diretor da Faceub, destaca a necessidade de se capacitar professores

Com 60 anos de experiência no ensino básico, o Colégio Cenecista Dr. José Ferreira passou a investir na preparação de professores para a vivência em sala de aula junto a alunos cada vez mais informatizados. Após um ensaio positivo com o primeiro semestre do curso de Tecnologia em Produção Multimídia, com foco em educação, a Faculdade Cnec de Educação de Uberaba (Faceub) está com vagas abertas para os novos cursos de Pedagogia e Matemática. O prazo das inscrições para o vestibular termina hoje.

Segundo o diretor da Faceub, Danival Roberto Alves, aproveitando o que já tem sido feito com a produção de material didático e a transformação do colégio em um laboratório acadêmico para um sistema de ensino, surgiu a necessidade de capacitar professores. “Na capacitação de professores sempre se esbarra naquele professor egresso de um bacharelado que se transforma em licenciatura e nem sempre ele trabalha com o que fazer em sala de aula. Há uma Matemática, por exemplo, que não se vivencia no ensino superior. O estágio supervisionado talvez seja o único momento em que esse professor está se relacionando com a educação básica”, explica.

O diretor ressalta que não se exige necessariamente saber lidar com smartphones ou tablets, e sim saber como é possível ter um laboratório de química virtual em uma época em que laboratórios físicos são economicamente proibitivos para as escolas públicas e particulares.

Desde 2006 surgiu o projeto de ofertar licenciaturas com foco na sala de aula, sem deixar de formar o pesquisador em matemática, ciências e linguagem. “Forma-se o licenciado mais para ser um pesquisador do que para ser um docente. A tese era, então, formar um professor que domine a roteirização de uma educação que de fato seja vivenciada”, esclarece Alves.

Porém, devido a diretrizes do MEC o projeto só pode ser reiniciado em 2013 com a propositura do curso de Tecnologia em Produção Multimídia, Pedagogia e Matemática para 2018, e os cursos de Ciências Humanas cruzando História, Geografia, Filosofia e Ciências Sociais; de Ciências com foco em Física, Química e Biologia; e Linguagens para 2019.

Os cursos têm duração de quatro anos, enquanto a primeira turma de 22 alunos de Tecnologia em Produção Multimídia, com vistas à virtualização da aprendizagem, começou em agosto deste ano e vai até 2019. Após o dia 16, serão realizados os vestibulares agendados, com expectativa de abertura de novas turmas a cada semestre, conforme demanda. Para estudar na Faceub, o estudante poderá utilizar Prouni, Fies e o financiamento próprio pelo Cnec.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por